Faz uns dias foi divulgado um vídeo com o logotipo da próxima visita do Papa Francisco ao Sri Lanka, que se realizará de 13 a 15 de janeiro de 2015.

O logotipo está composto, em primeiro lugar, por uma cruz que mostra a cruz da bandeira católica do Sri Lanka e que está inspirada na “Cruz de Santo Tomás”, descoberta nas escavações arqueológicas que foram realizadas no centro histórico de Anuradhapura (uma das antigas capitais do Sri Lanka, famosa pelas suas ruínas otimamente conservadas pelas antigas civilizações locais).

A cruz está em azul para lembrar a consagração deste país a “Nossa Senhora de Lanka” depois da Segunda Guerra Mundial.

A Mitra, símbolo da Igreja universal, é branca e amarela em honra ao Santo Padre. As faixas da mitra, que são vermelhas e amarelas, caem naturalmente dos dois lados e abraçam as palavras importantes do evento “Papa Francisco – Sri Lanka 2015”.

O sacerdote ao lado da cruz é o beato José Vaz chamado “O Apóstolo do Sri Lanka” por São João Paulo II na cerimônia de beatificação que o Sumo Pontífice realizou nesse país em 1995. O presbítero chegou como missionário durante a perseguição holandesa e ajudou a sobrevivência da Igreja neste país.

No dia 17 de setembro de 2014, o Papa Francisco aprovou a canonização do Beato Joseph Vaz. Desta maneira será canonizado sem necessidade de um segundo milagre.

Esta é uma potestade que só o Santo Padre tem e que já usou com outros santos como com São João XXIII. Embora o Vaticano ainda não tenha confirmado a data, os organizadores da visita do Papa esperam que Francisco canonize o beato durante a sua visita de janeiro.

No logotipo, o Pe. Vaz aponta a cruz com o dedo, indicando a missão de Jesus e de todo cristão. Esta posição da mão se encontra também na “Criação de Adão” de Michelangelo, na Capela Sistina, e expressa que Deus se mostra para dar vida ao homem. Neste caso, vida à Igreja católica perseguida de Lanka.

Aos lados da Mitra do Papa aparecem as cores da bandeira do Sri Lanka (marrom, laranja, verde e amarelo) que simbolizam o caráter multiétnico e religioso da nação. As cores formam como uma espécie de duas mãos prontas para abraçar a Mitra e indicam que os católicos do país acolhem calorosamente a visita do Papa.

Por último, o logo reproduz a silhueta da flor de lótus, o lírio azul que é a flor nacional do Sri Lanka.

O logotipo foi desenhado pelo Pe. Fr. Priyantha Silva, consultor sobre arte e arquitetura eclesial da “Arquidiocese de Colombo em Ceilão”, Sri Lanka. O vídeo foi realizado pelo departamento de multimídia da Universidade “Aquinas University College”, onde o Pe. Priyantha é decano da faculdade de estudos gerais.

Maiores informações em: http://popefrancissrilanka.com/official-logo-for-the-papal-visit-2015/