Através de um comunicado, a Conferência Episcopal Boliviana (CEB) exortou os jovens a participar responsavelmente na construção de um país melhor, partindo da busca de Cristo, que é "o único que pode dar sentido verdadeiro a sua vida".

Ao culminar a 80º Assembléia dos bispos bolivianos, a CEB emitiu uma mensagem intitulada "Não tenham medo!...Jesus ressuscitou!", na qual fazem um chamado especial aos jovens, de quem a Igreja e a sociedade necessitam, a levar o Evangelho e edificar uma Bolívia mais próspera e reconciliada.

O texto faz menção ao encontro com os representantes da Pastoral Juvenil Vocacional, para refletir sobre o documento de preparação para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e analisar o tema da Assembléia Constituinte.

Do mesmo modo, a CEB renova seu convite aos jovens a formar parte dos grupos paroquiais e movimentos apostólicos, "coordenados pela Pastoral Juvenil", e a "cogitar sem medo o chamado do Senhor à vida sacerdotal, religiosa e missionária".

O Episcopado assinala que só através da renúncia às "atitudes de violência verbal e física", será possível "mudar o panorama negativo" que existe na Bolívia. Acrescenta que os "valores humanos e cristãos" nos quais a população crê, devem ser "assumidos pelos dirigentes sociais e políticos e as instituições fundamentais de nosso país".

A mensagem faz também referência à celebração da Páscoa e à partida do Papa João Paulo II, cujos últimos dias fizeram reviver, "com emoção e intensidade", os mistérios da paixão, morte e ressurreição "de nosso Senhor Jesus Cristo".

"O Papa nos deixou um legado imperecível de fidelidade a Deus, à Igreja e ao homem", afirmam os prelados.

O texto explica que dita fidelidade se fortalece "no encontro profundo com Jesus Cristo vivo na oração, na Eucaristia e na filial devoção" a Santa Maria.

"Desta relação com Deus, o Santo Padre encontrou a fortaleza para não descer da cruz", destaca o comunicado.