Hoje, dia 7, a Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) propõe aos fiéis a recitação do Terço Luminoso pelos cristãos perseguidos, especialmente no Iraque e na Síria, na Jornada Internacional de Oração pelo Oriente Médio.

A jornada, que começou ontem, acontecerá até a próxima quinta-feira, dia 9, e propõe a oração do Santo Rosário, sendo um terço meditado em cada dia.

A escolha do horário e local para realizar a oração é livre, mas amanhã, dia 8, os fiéis do Rio de Janeiro e de São Paulo são convidados a rezar o Terço Doloroso, de forma comunitária nos encontros de oração que acontecerão das 14h30 às 17h, na Igreja Santo Inácio de Loyola, na Vila Mariana (SP), e das 16h30 às 19h, na Igreja de Sant'Ana, no Centro (RJ).

Confira o roteiro de oração para o segundo dia da jornada:

Segundo Dia (07/10)

MISTÉRIOS LUMINOSOS

1. O Batismo no Jordão

"Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai... e sereis revestidos da força do alto!" (Lc 24, 49)

Intenção: Pelos perseguidores dos cristãos, em especial os que se desviaram do caminho da fé professada no seu batismo e se uniram aos extremistas. Que pela intercessão de Maria muitos possam reencontrar Jesus.

2. A auto-revelação nas bodas de Caná

 “Fazei tudo que Ele vos disser” (Jo 2,5)

Intenção: Por aqueles que choram e se encontram na dor pela morte violenta de parentes e de amigos, para que nesta hora de sofrimento não se deixem dominar pela amargura, pelo desespero e pela vingança, mas continuem a ter fé na vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, e se comprometam na construção de um mundo melhor.

3. O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão

 "Convertei-vos e credes no Evangelho" (Mc 1,15)

Intenção: Pelos responsáveis das nações, para que não se deixem dominar pelo ódio e pelo espírito de vingança, façam tudo para evitar que as armas destruidoras voltem a semear o ódio e a morte, e se esforcem por iluminar com obras de paz a escuridão das vicissitudes humanas.

4. A Transfiguração

 "Levantem-se e não tenham medo" (Mt 17,7)

Intenção: Pelos feridos e pelos que sofrem por causa dos atos terroristas insensatos, para que readquiram depressa a estabilidade e a saúde e, diante do dom da vida, alimentem nos seus corações desejos de edificação, de colaboração e de serviço em favor de todas as formas de vida, livres de rancores e de sentimentos de vingança, tornando-se operadores de justiça e construtores de paz.

5. A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal “O sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26,28)

Intenção: Por aqueles que arriscam suas vidas para celebrar a Eucaristia, mesmo sabendo que isso pode significar a morte.

Mais em

Link do terço meditado:

http://www.ais.org.br/media/k2/attachments/GuiaOracao.pdf