O Reitor do Seminário "Redemptoris Mater" de São Salvador, Padre Jesus Vargas, assinalou que as conseqüências da guerra civil que viveu o país centro-americano não diminuíram o surgimento de vocações à vida religiosa.

Durante sua visita à sede internacional da associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), o sacerdote destacou que El Salvador continua sendo um país majoritariamente católico, que apesar de que as numerosas seitas "tentam afastar as pessoas da Igreja".

Com respeito às vocações, o Pe. Vargas informou que o seminário, fundado em 1995, alberga atualmente a 54 jovens provenientes da Guatemala, Panamá, Equador, Brasil e El Salvador. Além disso, na última década, ordenaram-se quinze novos sacerdotes e há já nove candidatos a ingressar no seminário.

Entretanto, assinalou que a Igreja no país não tem suficientes recursos para manter o seminário, devido à extrema pobreza em que vive a maioria da população. Por isso, solicitou à AIN uma subvenção para fazer ampliações na infra-estrutura.