O governo do Sri Lanka, num esforço pela reconciliação religiosa, pediu a um compositor budista que crie uma sinfonia para comemorar a visita que o Papa Francisco realizará ao país em janeiro de 2015.

Em 17 de setembro, o Cardeal Malcolm Ranjith apresentou Soul of Cristo Symphony (Sinfonia Alma de Cristo) composta e dirigida pelo famoso compositor budista Vajira Indika Karunasena.

“A visita do Santo Padre é uma ocasião histórica para o Sri Lanka”, disse o Cardeal Ranjith. “Damos ao Papa Francisco a mais cordial boas-vindas ao nosso país, que é rico em valores religiosos e culturais”.

“Devemos aproveitar esta ocasião para demonstrar ao mundo os nossos valores”.

A sinfonia foi solicitada pelo Sri Lanka Broadcasting Corporation, a emissora de rádio estatal do país. A ideia de criar uma sinfonia surgiu do seu presidente, Hudson Samarasinghe.

A sinfonia faz parte de um disco como preparação para a visita do Papa Francisco nos dias 13 e 14 de janeiro de 2015. Esta será a terceira vez que um Papa realiza uma viagem apostólica à “Pérola do Oceano Índico”.

No seu discurso, o Cardeal Ranjith destacou a importância da reconciliação religiosa e assinalou que a visita do Papa “é uma honra para o Sri Lanka”.

“O Papa Francisco tem uma profunda fortaleza spiritual e isso se manifesta diariamente na maneira como se relaciona com as pessoas, na forma como fala e como trata a todos por igual”, observou.

“Ele mostra uma grande vocação de discípulo, quer dizer, o chamado de entregar o amor de Deus a todos e de abraçar a todos nesse amor, mostrando igual respeito e dignidade por cada um”, adicionou o Cardeal.

O Cardeal agradeceu ao SLBC assim como ao Samarasinghe e Karunasena por ajudar a fazer da visita do Papa uma experiência enriquecedora.

Rambukkana Siddharatha Thero, um conhecido monge budista do Sri Lanka também colaborou com o SLBC e Samarasinghe em seus esforços pela reconciliação religiosa.

Além da sinfonia, também apresentará uma música em homenagem ao Papa Francisco e um hino Mariano no evento que contará com a participação de sacerdotes, artistas, músicos e atores.

O Cardeal Ranjith informou sobre o horário do Papa Francisco no país. O Papa chegará a Colón na manhã de 13 de janeiro, logo visitará a nunciatura e residência do Arcebispo onde se reunirá com os bispos do Sri Lanka. Posteriormente visitará o presidente Mahinda Rajapaksa e os líderes religiosos do país.

O Cardeal também informou que se emitirá um selo comemorativo dessa data.

Ao dia seguinte, o Papa Francisco canonizará o beato Joseph Vaz, um sacerdote oratoriano do século XVII conhecido como o “Apóstolo de Ceilão”.

O Papa também visitará o Santuário de Nossa Senhora de Madhu e logo voltará para Colón para continuar com a sua viagem para as Filipinas.