De 2 a 4 de outubro se realizará no Vaticano a reunião para a qual foram convocados os Núncios Apostólicos do Oriente Médio, para fazerem uma avaliação junto com o Papa Francisco e com os Superiores da Cúria Romana sobre a crise que há muito tempo tem atormentado esta região.

Conforme assinala a Rádio Vaticano, participarão os Núncios do Egito, Israel/Jerusalém/ Palestina, Jordânia/Iraque, Irã, Líbano, Síria, Turquia; além dos representantes da Santa Sé junto às Organizações das Nações Unidas em Nova Iorque e em Genebra, bem como junto à União Europeia.

Representando a Cúria Romana participarão o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, o Substituto, o Secretário e o Subsecretário para as Relações com os Estados.

Na reunião também estará o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, que recentemente foi enviado pessoalmente pelo Papa à região para visitar as diversas comunidades de cristãos em países como o Iraque e Síria.

Também estarão na reunião os responsáveis pelos diferentes dicastérios envolvidos: Congregação para as Igrejas Orientais e os Pontifícios Conselhos para o Diálogo Inter-religioso; para a Promoção da Unidade dos Cristãos; para a Justiça e a Paz; para os Migrantes e os Itinerantes e o dicastério "Cor Unum".

O Santo Padre saudará os participantes no início do encontro, na manhã de 2 de outubro. O evento encerrará no sábado, 4 de outubro pela manhã.