O Bispo de Arundel e Brighton (Inglaterra), Dom Kieran Conry, anunciou sua renúncia ao cargo logo após revelar que seis anos atrás foi “infiel” às suas “promessas de sacerdote católico” por ter mantido um relacionamento com uma mulher e mais recentemente um outro caso amoroso com uma mulher casada. O bispo se lamentou pela vergonha trazida à diocese pelo fato, mas negou ter tido relações sexuais com a pessoa envolvida no episódio mais recente. Até o momento não houve pronunciamento da Santa Sé ou da Congregação para os bispos sobre o caso. O pedido de renúncia já foi levado ao Santo Padre.

O bispo, que era conhecido pela sua aproximação liberal a diversas áreas do ensinamento da Igreja como a anticoncepção, disse em um comunicado em 27 de setembro que “eu sinto muito pela vergonha que trouxe para a diocese e para a Igreja e peço suas orações e perdão”.

No texto que foi lido nas igrejas da diocese durante o fim de semana passado, o Prelado explica que “faz alguns anos, fui infiel às minhas promessas como sacerdote católico” e “como resultado, no entanto, decidi renunciar como bispo, com efeito imediato e tomarei um tempo para considerar meu futuro”.

“Quero pedir desculpas em primeiro lugar a todas as pessoas afetadas pelas minhas ações e também a todos aqueles, de dentro e fora da diocese, que ficaram chocados, magoados e entristecidos ao ouvir estas palavras”.

O anúncio da renúncia foi feito algumas horas antes da publicação de um artigo pelo jornal britânico The Daily Mail sobre a relação do bispo com uma mulher há seis anos. O jornal também assinala que o prelado manteve recentemente um relacionamento amoroso com uma mulher casada e mãe de dois filhos.

O Bispo Conry reconheceu ao Daily Mail que no verão a mulher casada tinha passado a noite duas vezes em sua casa e indicou que não era a única mulher que tinha feito isso. Entretanto, negou ter tido relações sexuais com ela. O marido da mulher deu entrada recentemente no pedido de divórcio e está considerando tomar ações legais contra a Igreja, conforme disse seu advogado.

De acordo com a informação, o bispo também negou que a suposta relação com a mulher casada tivesse alguma relação com a sua decisão de renunciar.

Dom Conry disse que o motivo da sua renúncia é “a relação de seis anos atrás” e comentou que é “libertador e um alívio” ter terminado com estes anos de segredo. Também negou que alguma autoridade da Igreja soubesse desta situação.

Em seu comunicado, o bispo assegura que os seus atos não são ilegais e que não envolveram menores de idade.

O Presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, Cardeal Vincent Nichols, escreveu sobre este caso e disse que “é um momento triste e doloroso” que “deixa claro que somos uma Igreja de pecadores chamados ao arrependimento e à conversão, necessitados da misericórdia de Deus”. “Todos os envolvidos nesta situação precisam agora de muita oração”, acrescentou.