O diretor do Escritório da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, informou que a décima Congregação Geral dos Cardeais em período de sede vacante, esteve dedicada a meditar sobre os problemas da Igreja e a eleição papal, assim como afinar alguns detalhes para o Conclave.

"Às 9h esta manhã, na Sala Nova do Sínodo, celebrou-se a décima Congregação Geral dos Cardeais, em que estavam presentes 142 cardeais. Depois da invocação ao Espírito Santo, os cardeais escutaram a primeira das meditações sobre os problemas da Igreja e a eleição iluminada do novo Pontífice, pregada pelo padre Raniero Cantalamessa, O.F.M.Cap., pregador da Casa Pontifícia”, informou Navarro-Valls.

Também indicou que "depois da meditação os cardeais puderam dedicar tempo ao silêncio e à oração” e "depois de algumas elucidações sobre a interpretação da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, os cardeais intercambiaram idéias sobre a situação da Igreja e do mundo”. Terminaram a Congregação Geral de hoje terminou com a oração do Regina Coeli.

Por outro lado, o porta-voz assinalou que a partir de hoje formam parte “da Congregação Particular os cardeais Giovanni Battista Ré, da ordem dos bispos; Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, da ordem dos presbíteros; e Crescenzio Sepe, da ordem dos diáconos”.

Também se sortearam as habitações que ocuparão os cardeais na Domus Sanctae Marthae.