O Sumo Pontífice Emérito Bento XVI participará neste domingo, 28 de setembro, do encontro que o Papa Francisco terá com mais de 40 mil idosos e avós de todo o mundo. A última participação de Bento XVI em um evento público foi na canonização de São João Paulo II e São João XXIII em 27 de abril de 2014.

Bento XVI estará presente no evento durante uma hora, de 9h30 a 10h30 durante o diálogo dos idosos, avós e suas famílias com o Papa Francisco, e não participará da celebração da Santa Missa.

Neste encontro participará um casal, ambos de 70 anos de idade, proveniente de Erbil, no Curdistão iraquiano, que fugiu do local em agosto depois do ataque dos extremistas islâmicos.

O casal, que está casado há 51 anos e têm 10 filhos, terá a oportunidade de cumprimentar o Papa Francisco. Estarão acompanhados de uma de suas filhas de 46 anos que mora atualmente em Qaraqosh pertencente à diocese de Mosul.

Já em uma ocasião anterior, o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vicenzo Paglia, havia comentado que a presença do casal fará “ressoar a voz de muitos idosos que sofrem, sobretudo nas zonas de conflito”, conforme publicou em 16 de setembro Avvenire.it

Dom Paglia disse também que “é a primeira vez que o Papa se encontrará com os idosos para destacar seu caráter indispensável” para a Igreja, as pessoas e a sociedade. Destacou que as “pessoas geralmente esquecidas são as que sustentam a sociedade”.

Este encontro faz parte dos eventos programados pelo ano sinodal e contará com a participação de Andrea Bocelli que cantará no início e no final do evento.

O Santo Padre presidirá a Santa Missa concelebrada por centenas de sacerdotes de vários países do mundo, e terminará com a oração do Ângelus.

Os idosos presentes receberão uma cópia impressa em caracteres grandes para facilitar a sua leitura do Evangelho de Marcos.