Por disposição do Vicariato de Roma, todos os dias desde domingo 17 até a sexta-feira 22 de abril, serão celebradas nas paróquias e Igrejas da cidade a Santa Missa "Pro Eligendo Romano Pontifique".

O Vicariato informou que pedirá que pelo menos uma Missa em cada igreja de Roma seja celebrada "Pro Eligendo Romano Pontifique" até o dia da eleição do sucessor de João Paulo II. Do mesmo modo, serão organizadas horas Adoração Eucarística, Vigílias de oração, Santos Rosários e outras celebrações.

O Vicariato informou que todas as paróquias e Igrejas receberão um livrinho de orações para introduzir na celebração desta Missa durante os dias do Conclave, convidando a cantar o Veni Creator ou algum outro hino ao Espírito Santo.

O principal templo para estas Eucaristias será a Basílica de São João de Latrão. As celebrações terão início neste domingo, 17 de abril, com a Santa Missa Capitular do IV Domingo de Páscoa às 10 da manhã com a oração "Pró Eligendo Romano Pontífice".

No dia seguinte, pela manhã, haverá uma Missa pela mesma intenção na Basílica de São Pedro.

Diversos cardeais não eleitores, bispos e arcebispos presidirão as Missas que se celebrarão nas manhãs e nas tardes. Assim, na terça-feira 19, o Cardeal Giovanni Canestri, Arcebispo emérito de Gênova presidirá a Missa em horário matutino, enquanto a vespertina será celebrada pelo Cardeal Josef Tomko, Prefeito emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Na manhã da quarta-feira 20, o Cardeal Ersilio Tonini, Arcebispo Emérito de Ravenna- Cervia será quem preside a celebração. Pela tarde desse mesmo dia, o Cardeal Jorge Maria Mejía, Arquivista e Bibliotecário Emérito de Santa Igreja Romana, será quem irá presidir.

Na quinta-feira, dia 21, pela manhã se oferecerá a Missa presidida pelo Cardeal Georges Marie Martin Cottier, enquanto que à tarde o fará Dom. Luigi Moretti, Vice gerente de Roma.

Finalmente, na sexta-feira 22, na manhã, Dom. Rino Fisichella, Bispo auxiliar de Roma e Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Lateranense presidirá a celebração eucarística. Pela tarde o fará próprio o Cardeal Carlo Furno, Arcipreste emérito da Patriarcal Basílica Liberiana de Santa Maria Maior.

Por outro lado, também se informou que todos os responsáveis pelas paróquias e das Igrejas de Roma serão convidados a soar os sinos no momento da eleição no do novo Papa.