No marco do 53° Encontro Nacional da Rede Cáritas Peru, o Presidente da Cáritas América Latina e Caribe, Dom José Azuaje, pediu o combate a fome nos níveis “micro e macro”, desde nosso entorno até a política internacional.

Em um mundo onde 1 de cada 8 pessoas padece de fome, em dezembro do ano passado, Cáritas Internationalis, apoiada pelo Papa Francisco, lançou a campanha “Uma só família, alimento para todos” com o objetivo de acabar com a fome antes de 2025.

Neste sentido e em declarações ao Grupo ACI, Dom Azuaje manifestou que todos podemos apoiar a esta grande causa, primeiro desde um aspecto micro. “Quer dizer, cada um pode ajudar um irmão que se encontre em situação de pobreza, de fome, especialmente os mais vulneráveis que são as crianças, que são os idosos”, ressaltou o Prelado.

“Sou responsável pelo outro. Reconheço-o como tal, como pessoa, mas também tenho influência sobre ele. E posso influenciar não só em um aspecto político, mas também posso influenciar, sobretudo, em um aspecto humanitário”, acrescentou.

O Bispo venezuelano assinalou, por sua vez, que devemos tratar o irmão como se fosse nosso. Não no sentido de escravizá-lo, mas no sentido de responsabilidade para com ele. Como se fosse nós mesmos, encarnar-se em nós mesmos”.

“Eu acredito que isto surte efeito no sentido de tomar consciência que sempre há um irmão ao qual tenho que atender”, enfatizou.

Por outro lado, no aspecto macro, deve-se tratar de incidir nas políticas próprias de cada estado ou de cada país com a ajuda das instituições católicas e das pessoas sensatas porque é importante ser conscientes do “não desperdiço”. “Em muitos países se desperdiçam os alimentos que poderiam inclusive dar possibilidades de alimentação a países inteiros”, descreveu.

Então convidou a gerar “consciência nos empresários, também nas pessoas que têm o poder de tomar decisões para que possam compartilhar, desde a fé, algo que não sobra para alguns, pelo contrário, é necessário para a sua vivência e sobrevivência”.

Por último assinalou que este é o trabalho que a Cáritas Internationalis vem realizando com suas equipes de trabalho, “tentando fazer também incidência nestes grandes organismos internacionais que abrangem muitos países para que se possa gerar um novo panorama, distinto ao que se tem atualmente, onde desgraçadamente tantos irmãos passam necessidade”, disse.

“Eu acredito que essa caridade local tem que desenvolver-se também nessas instâncias nacionais e internacionais”, concluiu.

O 53° Encontro Nacional da Rede Cáritas Peru foi realizado de segunda-feira 15 até quinta-feira 18 de setembro em Lima. Dom Azuaje, Bispo de Barinas (Venezuela), expôs sobre o tema “Para uma visão compartilhada, tendo como base uma ética da caridade e os padrões de gestão expostos pela confederação e os códigos de conduta”.