"Em lugares como este, todos confirmamos nossa fé, isso torna mais fácil para nósacreditar, porque vemos a fé feita caridade concreta. Vemo-la dar luz e esperança a situações de grande dificuldade; vemos que se acende de novo no coração de pessoas tocadas pelo Espírito de Jesus, que dizia: «quem acolhe uma criança como esta em meu nome me acolhe »".

O Papa Francisco começou assim seu discurso nesta tarde (hora local) no Centro de assistência Betânia em Tirana, perante um grupo de crianças e diversos representantes de obras caritativas na nação.

O Papa disse que "esta fé que atua na caridade move as montanhas da indiferença, da incredulidade e da indolência, e abre os corações e as mãos para fazer o bem e difundi-lo. A Boa Nova de que Jesus ressuscitou e está vivo em meio de nós passa através de gestos humildes e simples de serviço aos pequenos".

"Além disto, este Centro demonstra que é possível a convivência pacífica e fraterna entre pessoas de distintas etnias e diversas confissões religiosas. Aqui as diferenças não impedem a harmonia, a alegria e a paz; é mais, convertem-se em ocasião para aprofundar no conhecimento e na compreensão mútua".

O Santo Padre ressaltou que quando alguém se entrega no serviço "o bem é prêmio em si mesmo e nos aproxima de Deus, Sumo Bem. Faz-nos pensar como Ele, faz-nos ver a realidade de nossa vida à luz de seu projeto de amor para cada um de nós, permite-nos desfrutar das pequenas alegrias de cada dia e nos sustenta nas dificuldades e nas provas. O bem paga imensamente melhor que o dinheiro, que nos defrauda porque fomos criados para receber e comunicar o amor de Deus, e não para medir as coisas pelo dinheiro e o poder".

Ao comentar logo o testemunho que deu um jovem sobre sua experiência de ter crescido no Centro Betânia, o Papa indicou que "ele disse uma coisa muito significativa a propósito dos voluntários que colaboram aqui; ele disse: «Há 15 anos eles se sacrificam com alegria por amor a Jesus e a nós». É uma frase que revela como entregar-se por amor a Jesus produz alegria e esperança, e como servir os irmãos se transforma em reinar com Deus".

"O segredo de uma existência plena é amar e entregar-se por amor. Aí se encontra a força para sacrificar-se com alegria, e o compromisso mais exigente se converte em fonte de maior alegria. Assim não assustam as opções de vida definitivas, que aparecem, a sua verdadeira luz, como um modo de realizar plenamente a liberdade pessoal".

Finalmente, o Papa fez votos para que "seu padroeiro, Santo Antônio de Pádua, os acompanhe no caminho. Continuem com confiança servindo o Senhor nos pobres e nos abandonados, e pedindo que os corações e as mentes de todos se abram ao bem, à caridade operante, fonte de autêntica alegria. Peço-lhes, por favor, que rezem por mim e de coração os abençoo".