O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou que os muçulmanos albaneses se reuniram esta manhã em uma das mesquitas mais importantes da Tirana (Albânia) para orar pela visita do Papa Francisco demonstrando assim que a presença do Santo Padre é acolhida com alegria por todas as comunidades religiosas e que a segurança do Pontífice não está em risco.

Logo depois da Missa celebrada pelo Pontífice na Praça da Beata Madre Teresa na cidade de Tirana, o Pe. Lombardi sustentou um momento de diálogo com os jornalistas destacando que o Papa Francisco não tomou muito tempo saudando as crianças e doentes “porque tinha que respeitar o horário, e não deixou de fazê-lo por medidas de segurança”.

"Se o Papa começasse a descer do jipe para cumprimentar as pessoas como o faz na Praça de São Pedro, seria impossível respeitar o horário”, sublinhou.

O Pe. Lombardi também proporcionou alguns detalhes do decorrer da viagem e disse que o Santo Padre tinha feito várias reflexões que foram inseridas nos seus discursos desta manhã.

O Porta-voz destacou que no carro junto ao Papa está David Gjugja, o Diretor da seção albanesa da Rádio Vaticano, que está servindo de intérprete do Santo Padre na viagem.

“O Papa deu-se conta ainda da presença de muitos jovens que o saudavam e disse que estava impressionado. Por isto acrescentou algumas palavras em seus discursos centrando-se ainda mais neles”, manifestou Pe. Lombardi.

Pe. Lombardi também assinalou que o Pontífice comentou amplamente o símbolo da águia que leva a bandeira albanesa. "O Papa observou que a águia voa alto, mas sempre volta para o ninho. Também fez a mesma observação ao final da sua homilia, quando disse aos albaneses que não se esqueçam do seu ninho, animando-os a voar alto sem afastar-se de suas raízes”.

No percurso do aeroporto internacional dedicado à Madre Teresa e no Plaza que também leva seu nome o Papa Francisco se lembrou do encontro que sustentou com a Devota.

"O Papa recordou que tinha conhecido a Madre Teresa em 1994, durante o Sínodo sobre a vida Consagrada ao qual ambos assistiam”, nesse então o Papa era Bispo Auxiliar de Buenos Aires (Argentina), enquanto que a Madre Teresa era um dos membros designados pelo Papa.

O Pe. Lombardi disse que "o Papa Francisco recordou que a Madre Teresa estava sentada atrás dele durante a assembleia, e que admirava a força e a determinação de suas intervenções que sustentou sem reverencia aos Bispos”, e assinalou o Pontífice expressou em brincadeira: "teria medo se ela fosse minha superiora".

O Diretor do Escritório de Imprensa do Vaticano também revelou a frase escrita pelo Papa Francisco no “Livro de Ouro” do Palácio Presidencial: “Para o nobre povo da Albânia, com meu respeito e admiração por seu testemunho e fraternidade na condução do país”.

Em seu discurso, o presidente da Albânia, Bujar Nishani, recordou que a convivência é muito importante para a vida do país, sublinhou a profunda relação entre a Santa Sé e Albânia e - como muçulmano - sublinhou que a viagem do Santo Padre é uma bênção para todos os cidadãos albaneses.

Ainda não há dados oficiais da quantidade de pessoas que participação na Missa desta manhã, mas o Pe. Lombardi indicou que "acredita-se que assistiram entre 250 mil a 300 mil pessoas", inclusive algumas que chegaram de vários países, sobretudo do Kosovo, Montenegro e Macedônia.

Para seguir a viagem do Papa Francisco na Albânia, visite nosso especial em: www.acidigital.com/albania2014