Ao presidir a oração do Ángelus na Praça Madre Teresa na capital Tirana, o Papa Francisco se dirigiu aos jovens reunidos para a missa que celebrou pouco antes e os animou a que, com a força do Evangelho e os mártires da Albânia, digam sim a uma vida entregue a Deus e ao próximo com magnanimidade e fidelidade.

A seguir as palavras do Santo Padre:

Queridos irmãos e irmãs:

antes que acabe esta celebração, eu gostaria de dirigir uma saudação a todos vocês, vindos da Albânia e de outros países vizinhos. Agradeço-lhes sua presença e o testemunho que dão de sua fé.

Em especial me dirijo a vocês: dizem que Albânia é um país jovem. Convido-os a cimentar vossa existência em Jesus Cristo: quem põe seu fundamento em Cristo edifica sobre a rocha, porque Ele permanece sempre fiel, mesmo embora nós sejamos infiéis.

Jesus nos conhece melhor que ninguém; quando nos equivocamos, não nos condena, mas sim nos diz: «Vai, e de agora em diante não peques mais». Queridos jovens, vocês são a nova geração da Albânia, o futuro da pátria.

Com a força do Evangelho e o exemplo dos mártires, saibam dizer não à idolatria do dinheiro, não à falsa liberdade individualista, não às dependências e à violência; e digam sim, à cultura do encontro e da solidariedade, sim à beleza inseparável do bem e da verdade; sim à vida entregue com ânimo grande e fidelidade nas pequenas coisas. Assim construirão uma Albânia e um mundo melhor sobre os rastros de seus antepassados.

Dirijamo-nos agora à Virgem Mãe, venerada sobre tudo com o título de "Nossa Senhora do Bom Conselho". Aproximo-me espiritualmente a seu Santuário de Escútari, ao qual tanta devoção vocês possuem, e ponho em suas mãos toda a Igreja na Albânia e todo o povo albanês, particularmente as famílias, as crianças e os idosos. Que a Virgem Maria vos guie para caminhar "juntos com Deus, para a esperança que não desilude".