Esta manhã milhares de pessoas formaram mais uma vez  longas filas para honrar o Papa João Paulo II. Desde muito cedo os peregrinos esperaram na porta da Basílica de São Pedro para visitar a cripta onde desde sexta-feira jazem os restos do defunto Pontífice. O lugar se abriu por primeira vez ao público às 7h, hora de Roma.

A multidão começou a formar filas desde as 4h com a finalidade de chegar até o sepulcro do Papa, coberto por uma simples lápide de mármore branco.

Ontem à noite, algumas horas antes da abertura oficial, muitos cardeais que participarão do Conclave para eleger o sucessor de João Paulo II, passaram bom tempo em oração diante de seus restos.

Muitos peregrinos chegaram com rosários, medalhas e flores, que faziam entrar em contato com a tumba ajudados de anfitriões.

A tumba se localiza na gruta embaixo do altar maior da Basílica, a muito pouca distância do túmulo de São Pedro. A lápide tem a inscrição IOANNES PAULUS PPII, e as datas de seu Pontificado: 16 X, 1978 - 2 E IV, 2005.

Detrás da tumba há um lírio branco e um círio vermelho aceso. Assim como uma pintura da Virgem María com o Menino. Na cabeceira se colocou um vaso com flores brancas de verdes folhas.

Todas as previsões apontam a que a sepultura do Pontífice polonês se converterá em meta de múltiplos peregrinações católicas.

O primeiro grupo de peregrinos incluiu numerosos poloneses com bandeiras branca-vermelhas, grupos de escolar, famílias inteiras e muitos turistas.

Ao meio dia a chegada de peregrinos foi amenizada por duas bandas de música polonesas, que tocaram canções tradicionais de seu país e hinos religiosos na Praça de São Pedro. Os músicos tinham previsto chegar à audiência geral das quartas-feiras que por 26 anos presidiu João Paulo II e deveu ser suspensa desde sua agonia.