O Papa Francisco viajará neste domingo, 21 de setembro, à Albânia, a terra que viu a Madre Teresa de Calcutá nascer e o primeiro país europeu que o Papa Francisco visitará no seu pontificado desde que foi eleito em março de 2013.

Referindo-se à viagem, o Pe. Gjerj Meta, responsável pelas comunicações para a visita do Santo Padre, disse à Rádio Vaticano que “a visita do Papa é particularmente aguardada aqui por todos os componentes da sociedade albanesa, não somente pelos católicos, mas também por outras pessoas de fé muçulmana ou ortodoxa”.

Para o sacerdote, “inclusive o mundo político e civil está esperando esta visita do Papa. É certamente uma visita que tem como motivo encorajar um povo que sofreu, mas também, encorajar ainda mais a cultura do encontro entre as diferentes religiões, bem como entre diferentes culturas”.

“Além disso, essa visita é importante porque a Albânia é o primeiro país europeu que o Papa visita: é um sinal forte, um encorajamento a reforçar nossos passos rumo à integração europeia do país. Por isso, há muita expectativa por parte de todos”.

O encarregado das comunicações para esta visita contou que recebeu uma carta de uma mãe que lhe pedia ajuda para que a sua filha se encontre com o Papa Francisco, assim como ela pôde encontrar-se com São João Paulo II faz 20 anos quando o Papa Peregrino esteve na Albânia.

“Não sei se isso será possível (...), porém, as pessoas que encontraram João Paulo II têm esse desejo de repetir aquilo que viveram como um momento de graça”.

O Papa Francisco estará domingo em Tirana, a capital da Albânia, onde terá um encontro com as autoridades locais, logo presidirá uma Missa na Praça Madre Teresa e rezará o Ângelus com os fiéis presentes. Depois se reunirá com líderes de outras religiões e terá um encontro com os sacerdotes e os religiosos. Finalmente estará com um grupo de crianças do Centro Betânia e com representantes das obras de caridade locais.

Albânia é um pequeno país europeu localizado na região dos Bálcãs. Tem uma população de aproximadamente três milhões de pessoas, 62% das quais se declaram muçulmanas e pouco mais de 30% cristãs. 

No começo do século XX, em 1912, Albânia conquistou a sua independência do Império Turco. Em 1944 os comunistas tomaram o poder e tinham fortes laços com a então União Soviética, regime que se manteve até a queda do comunismo em 1990.

ACI Digital estará cobrindo junto com os demais repórteres do grupo ACI a viagem do Papa à cidade de Tirana, não deixe de conferir nosso especial: www.acidigital.com/albania2014