A visita do Papa Francisco à Albânia em 21 de setembro atraiu o olhar de muitos para a beata mais famosa do país, a Madre Teresa, que conseguiu fundar a primeira catedral de Tirana depois do comunismo.

Tirana nunca tinha tido catedral e até 1992 não foi diocese, por isso se buscava um lugar para construir o templo. O então Arcebispo de Tirana, Dom Rrok Kola Mirdita e a Madre Teresa tinham visto um lugar perfeito, mas havia um inconveniente: pertencia ao estado.

Depois de 50 anos de comunismo ferrenho, Pjetër Arbnori foi o primeiro presidente democrata da República e a Madre Teresa foi visita-lo. “Levava com ela umas plantas e no lugar onde queriam que fosse a catedral, tinha colocado uma medalha da Virgem Milagrosa com celofane e apresentou assim ao presidente da república”, explicou ao Grupo ACI Monsenhor Segundo Tejado Muñoz, subsecretário do Pontifício Conselho Cor Unum, que chegou a conhecer a religiosa.

“Apontando com o dedo para imagem de Maria lhe disse ‘Eu quero este terreno para a Catedral de Tirana’”, acrescentou Mons. Tejado. O presidente prometeu que ia se interessar pelo tema, mas a Madre Teresa, não contente com isso, rodeou o terreno com medalhinhas da Virgem. Sempre levava com ela uma bolsa de medalhas que dava de presente às pessoas. “Para que o diabo não nos roube o terreno. Quando chegar aqui ele escapará, porque estão as medalhinhas!”, disse.

Efetivamente lhe concederam o terreno e foi construída nele a catedral de Tirana, onde Mons. Tejado trabalhou como pároco por um ano.

“Eu tinha ali aquela planta do terreno que foi colocada em um quadro na catedral, e ainda tem a medalha da Madre Teresa. Foi uma dessas genialidades desta mulher albanesa. Com tudo o que tinha sofrido esse povo, dele nasceu uma joia”, afirma.

Durante seus anos na Albânia, Mons. Tejado trabalhou como Diretor da Cáritas, e colaborou com as Missionárias da Caridade da Madre Teresa, para quem dirigiu retiros espirituais e celebrou Missas diariamente. “Estas religiosas são as que sempre ajudam os mais pobres, não são as únicas, mas realmente são as que assistem às pessoas mais desesperadas. As pessoas mais desesperadas de Tirana estavam na casa da Madre Teresa”, destaca.

A Catedral foi terminada em 2001 e o Cardeal Angelo Sodano, então Secretário de Estado Vaticano do Papa João Paulo II a consagrou. O edifício é de aspecto moderno e possui um vitral representando São João Paulo II e a Madre Teresa de Calcutá.

O templo foi dedicado a São Paulo, que segundo a Carta aos Romanos, evangelizou de Jerusalém até a Ilíria, zona onde fica a atual Albânia.

Em uma de suas viagens a Roma, São Paulo passou pela Via Inácia, que era a continuação da Via Appia, que passava pela Albânia e vinha de Constantinopla. Era uma via comercial muito transitada por todo o comércio entre a Itália e o Oriente.