O Papa Francisco nomeou Dom Anthony Colin Fisher, até agora Bispo de Parramatta, como novo Arcebispo de Sidney (Austrália). O Prelado sucede o Cardeal George Pell, que deixou o cargo para assumir a Secretaria de Economia no Vaticano que foi criada recentemente.

Em uma nota publicada pela Arquidiocese de Sidney, o novo Arcebispo afirma estar “muito emocionado por voltar a esta Arquidiocese para construir sobre as bases deixadas pelo meu predecessor, o Cardeal George Pell. Sidney é uma cidade vibrante e crescente e com um grande potencial para ser uma das maiores cidades – e comunidades de fé – do mundo”.

“Peço a todos os católicos e às pessoas de boa vontade que rezem por mim para que seja um bom pastor a imagem do coração de Jesus Cristo”, acrescenta.

Dom Fisher nasceu em Sidney em 10 de março de 1960. Com esta nomeação, o Prelado volta para a Arquidiocese onde serviu como Bispo Auxiliar entre 2003 e 2010. Nesses anos, o Arcebispo eleito teve como uma de suas tarefas a coordenação da Jornada Mundial da Juventude que se realizou em 2008, com a presença do então Papa Bento XVI.

O Arcebispo eleito estudou direito na Universidade de Sidney até o ano 1984, trabalhando como advogado durante um tempo. Aos 25 anos ingressou na Ordem dos Pregadores e foi transferido a Melbourne onde estudou teologia na Yarra Theological Union.

Emitiu seus votos perpétuos em 18 de fevereiro de 1987 e foi ordenado sacerdote em 14 de setembro de 1991. Foi enviado à Universidade de Oxford onde obteve o doutorado em filosofia em 1995.

Ao voltar para a Austrália ensinou na Australian Catholic University. Em 1999 foi nomeado Professor de noviços da Ordem. Em 2000 fundou o Instituto João Paulo II para o Matrimônio e a Família em Melbourne. Logo foi designado membro da Pontifícia Academia para a Vida.

Foi Vigário Episcopal para a Vida e a Saúde entre 1997 e 2010 entre Melbourne e Sydney. Foi Capelão do Parlamento do Estado de Vitória entre 1997 e 2000.

Foi designado Bispo Auxiliar de Sidney em 16 de julho de 2003 e recebeu a ordenação episcopal em 3 de setembro desse mesmo ano. Em 8 de janeiro de 2010 foi nomeado Bispo de Parramatta.

Atualmente é Presidente do Catholic Education Commission of New South Wales. Na Conferência Episcopal Australiana é membro da comissão de Doutrina e Moral, de Saúde e Serviços Comunitários, da Vida Pastoral e é Presidente da Comissão para a luta contra a Eutanásia.

A Arquidiocese de Sidney tem uma população de quase 2,5 milhões de pessoas, das quais 664 mil são católicos.

Para o governo pastoral, o novo Arcebispo conta com a colaboração de 484 sacerdotes, 1537 religiosos e 3 diáconos permanentes.