Em vistas ao bicentenário do nascimento de São João Bosco -que será no próximo ano-, o reitor da Pontifícia Universidade Lateranense assinalou que o Papa Francisco se assemelha ao santo na sua visão da educação não como um trabalho mas como uma forma de vida.

Em 9 de setembro, o Bispo salesiano Enrico dal Covolo disse ao Grupo ACI que uma frase do Papa Francisco “que tenho muito dentro de meu coração é esta: ‘educar não é um trabalho; é um enfoque, uma maneira de viver’” e afirmou que esta visão se aproxima significativamente ao ensinamento de São João Bosco, fundador da Ordem Salesiana da qual faz parte.

Dom Enrico dal Covolo foi reitor da Universidade Lateranense, considerada “a universidade do Papa”, desde 2010 e em 30 de junho foi confirmado no seu cargo durante os próximos quatro anos pelo Papa Francisco.

A Pontifícia Universidade Lateranense está vinculada à Diocese de Roma e o vigário geral da diocese é o grande chanceler da escola.

"Dom Bosco sempre foi um modelo de vida, um verdadeiro exemplo de vida", disse o bispo. "Paulo VI dizia que os homens de hoje, mas eu diria que os jovens de hoje, só escutam os peritos ou professores se derem testemunho".

"Dom Bosco não foi um teórico da educação, mas foi um homem pragmático que educou a muitos jovens, dos Pampas da Argentina até a Itália".

O bispo salesiano descreveu o método educativo de São João Bosco como um método “baseado na razão e no amor, que é o método preventivo de Dom Bosco para conseguir o objetivo de nutrir a cidadãos honestos e bons cristãos".

"É o que o Papa Francisco chama de revolução da ternura", assinalou o reitor da universidade.

Quanto a sua confirmação como reitor da Universidade Lateranense, o bispo disse que será “um desafio, já que a sociedade atual não está tão bem adaptada aos jovens”.

“Os jovens correm o risco de serem mais pobres que os pobres", explicou o Bispo, “já que não têm valores, nem ideais, nem trabalho, nem família. O primeiro objetivo de um bom educador deve ser reconstruir a correta escala de valores nos jovens em meio de uma sociedade desconcertante”.

A Pontifícia Universidade Lateranense comemorará o aniversário do nascimento de São João Bosco (1815) com “uma ampla reflexão sobre a docência universitária, já que somos conscientes de que a forma de aprendizagem mudou e nós gostaríamos de encontrar uma nova forma de ensinar que responda à situação atual”.

"Dom Bosco é importante para nós porque anima a não cultivar o mito de uma ciência abstrata que alimenta nossa mente e deixa o coração seco. Dom Bosco nos ensina que a educação é um processo holístico", concluiu Dom Enrico dal Covolo.