O Arcebispo de Manila (Filipinas), Cardeal Luis Antonio Tagle, afirmou em uma carta aos fiéis que a visita do Papa Francisco ao país, de 15 a 19 de janeiro de 2015, será uma oportunidade para conduzir a Igreja por “novos caminhos na fé e na missão”, tal como foi para ele a visita de Paulo VI em 1970.

Em sua carta, o Cardeal recordou que “tinha 13 anos quando o Papa Paulo VI visitou as Filipinas”. Apertado entre as pessoas, “levantei o pescoço e fixei o meu olhar para poder vê-lo, enquanto o seu carro estava andando na nossa frente. O rosto sereno e a atitude do Papa me impressionaram. Essa imagem nunca saiu da minha mente, assim como as lembranças da sua visita a Tondo. Dezoito anos mais tarde, em 1985, matriculava-me na Universidade Católica da América do Norte para estudar teologia”, afirmou.

Depois, recordou, dado o seu interesse no Concílio Vaticano II, “meu diretor de estudos me sugeriu que escrevesse a minha tese sobre o cardeal Giovanni Battista Montini (Paulo VI) e seu projeto para o Concílio. Nunca imaginei em 1970 que um dia eu ‘viajaria’ dentro da mente, do coração e da alma deste grande Papa, que dirigiu a renovação da Igreja no mundo moderno!”.

Indicou que os seus estudos sobre Paulo VI e o Concílio Vaticano II o levaram mais adiante “a oferecer diversos serviços e colaborações com os papas São João Paulo II, o Papa Emérito Bento XVI e agora o Papa Francisco”. “A visita do Papa em 1970 abriu misteriosamente para mim uma porta no mistério e na missão da Igreja”, afirmou.

Nesse sentido, assegurou aos fiéis que “a visita pastoral do Papa Francisco, centrada na misericórdia e na compaixão, sem dúvida oferecerá grandes oportunidades de experimentar a graça, para escutar chamados, valorizar os pobres, a renovação da sociedade, cuidar da criação e viver com honra”.

“Ao final da visita papal, conclui o cardeal Tagle, certamente compartilharemos juntos outras histórias de como a viagem do papa Francisco conduziu a novos caminhos na fé e na missão”, assinalou.

Filipinas receberam as visitas de Paulo VI em 1970, São João Paulo II em 1981 e 1995 e em janeiro do próximo ano receberá o Papa Francisco.