O Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, afirma que a Igreja vai propor ao mundo de hoje a beleza e o valor da família, na III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos que será celebrada de 5 a 19 de outubro de 2014 no Vaticano.

“A finalidade do encontro é propor ao mundo de hoje a beleza e os valores da família, que sobressaem do anúncio de Jesus Cristo que afasta o medo e sustém a esperança”, escreve o Cardeal Baldisseri em um artigo assinado por ele mesmo e publicado em 9 de setembro no jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano, e intitulado “A beleza da família”.

“Synodus, que significa ‘caminhar juntos’, é a expressão que indica o lugar eclesial no qual nos encontramos para refletir – na dupla fidelidade a Deus e ao homem – diante dos desafios da família de hoje”, acrescentou o ex-núncio no Brasil.

O Vaticano publicou recentemente a lista dos participantes do Sínodo, composta por 253 representantes dos cinco continentes, divididos em 114 presidentes de Conferências episcopais, 13 chefes de Igrejas católicas orientais sui iuris, 25 chefes de dicastério da Cúria romana, 9 membros do Conselho ordinário de secretaria, o secretário-geral, o subsecretário, 3 religiosos eleitos pela União dos Superiores Gerais, 26 membros de nomeação pontifícia.

Também participarão 8 delegados fraternos, 38 auditores, dos quais 13 casais e 16 peritos.

“Na dinâmica de renovação da Igreja desejada pelo Papa Francisco, a atualização da instituição sinodal realiza-se principalmente no seu processo preparatório e na realização das próprias assembleias”, destaca o Cardeal Baldisseri.

A autoridade vaticana explicou que este projeto, iniciado com a indicação da assembleia sinodal, será desenvolvido de uma maneira nova e renovada com ações concretas. “O critério de renovação consiste em pintar primeiro o quadro e depois pôr-lhe a moldura. As normas em vigor são o trilho que o comboio da renovação percorre. Indo em frente dar-se-ão os passos necessários para emendar normas ou eventualmente realizar uma verdadeira reforma do organismo sinodal”, disse.

Por último, o Cardeal assinalou que o itinerário do próximo Sínodo se articulará em duas etapas: a assembleia geral extraordinária de 2014 e a assembleia geral ordinária de 2015.

“Aplicar-se-á uma nova metodologia interna dos trabalhos, que tornará a realização mais dinâmica e participativa, com intervenções e testemunhos, cujo percurso terá presente a continuidade rumo à segunda etapa, depois da qual será publicado o documento sinodal”, concluiu.