A Comissão Episcopal para as peregrinações católicas à Terra Santa exortou que os fiéis de todo o mundo peregrinem aos Santos Lugares para ajudarem no sustento das comunidades cristãs locais, não só de maneira material, mas também espiritual.

“Nas últimas semanas a violência voltou a visitar a Terra Santa. Durante essas semanas de sofrimento, alguns grupos de peregrinos cancelaram suas viagens”. Assinalou o Patriarcado Latino de Jerusalém em um texto enviado à agência Fides.

Entretanto, os membros desta comissão guiada pelo Patriarca Latino, Dom William Shomali, insistiram que nos dias das ações militares israelenses na Faixa de Gaza, os grupos de peregrinos não correram nenhum risco e que o itinerário entre Nazaré, Tiberíades, Jerusalém e Belém é sempre seguro.

Nesse sentido, reiterou que as peregrinações representam também um modo eficaz para sustentar os cristãos na Terra Santa no plano espiritual e material. Além disso, os peregrinos sempre são bem recebidos pelos cristãos, muçulmanos e judeus “porque são considerados nesta área do mundo como pontes de paz entre palestinos e israelenses”.

Os representantes da Igreja Católica na Terra Santa incentivam “os peregrinos ir e caminhar onde Cristo caminhou, a participarem conosco em nosso testemunho de fé” e ver por si mesmos “como podem se tornar parte do nosso sonho de paz”.