O Papa João Paulo II pediu ao primeiro grupo de Bispos colombianos reunidos em visita “ad limina” no Vaticano dar “prioridade à paz e a reconciliação” nas ações pastorais a empreender no país, “onde há anos se vive um conflito interno que causa tantas vítimas inocentes”.

Ao receber os Bispos das Províncias eclesiásticas colombianas de Medelim, Barranquilla, Cali, Cartagena, Manizales, Popayán e Santa Fé de Antióquia, o Santo Padre destacou os  “frutos de santidade” da Igreja colombiana lembrando “as recentes beatificações do sacerdote Mariano Euse e da Madre Laura Montoya”.

Após animá-los a prosseguir nas tarefas da “evangelização, missão primordial da Igreja", o Papa pediu aos Bispos “dar prioridade à paz e a reconciliação” no convulcionado país,  “contribuindo assim para edificar a sociedade sobre os sólidos princípios cristãos da verdade, a justiça, o amor e a liberdade e fomentando também o perdão que nasce do sincero desejo de reconciliação com Deus e com os irmãos".

João Paulo II alentou os Prelados a não duvidar "nunca em colcoar todo o zelo e empenho pastorais em promover a reconciliação, que se deriva da evangelização, com a íntima convicção de que iluminará a ação dos leigos cristãos”.

Deste modo, a reconciliação -prosseguiu o Papa- “poderá ser remédio eficaz e permanente para os duros e graves males” que padece a Colômbia “por causa do conflito civil interno, que tem causados tantos mortos, inclusive entre os servidores do Evangelho". Neste sentido, lembrou Dom Isaías Duarte, Arcebispo de Cali, assim como os sacerdotes e religiosos assassinados nos últimos anos.

Por outro lado, o Pontífice indicou que “outro campo da ação pastoral que requer especial atenção é o da promoção e defesa da instituição familiar, hoje tão atacada de diversos modos com múltiplos e sutis argumentos".

O Papa pediu aos Bispos colombianos que “segam proclamando com firmeza, como um autêntico servio à sociedade, a verdade sobre o matrimônio e a família estabelecida por Deus”. “Deixar de fazê-lo seria uma grave omissão pastoral”, indicou o Santo Padre.

Por último, João Paulo II insistiu em que  "um sinal de esperanã para a Igreja na Colômbia é o florescimento vocacional". O Santo Padre animou os Prelados a não "descuidar para o futuro uma assídua pastoral" neste campo, "conscientes do papel insubstituível de cada comunidade eclesial nesta tarefa", baseada na oração pelas vocações e na preparação dos jovens para ouvir o chamado divino de seguir a Cristo.