Essa quarta-feira 13 de abril às 21h –hora local– o teatro DELL’ Opera de Roma oferecerá um grande concerto na Basílica de Santa María dos Anjos somando-se assim às homenagens ao falecido Papa João Paulo II.

O alto patronato da Presidência da República e o Município de Roma auspiciam o evento. “Sentimos a necessidade de render homenagem ao Pontífice desaparecido ‘amigo dos artistas’, através da linguagem universal da música, oferecendo gratuitamente o próprio trabalho”, assinalaram através de um comunicado.

Francesco Ernani, superintendente, declarou que “recordamos com comoção a calorosa acolhida que João Paulo II, sempre sensível aos valores sociais da cultura e da arte, reservou ao Teatro DELL’Opera e ao mundo da música na Audiência no Vaticano concedida em 27 de janeiro do 2001” ao comemorar cem anos do falecimento de Giuseppe Verdi.

Naquela ocasião o Santo Padre se dirigiu aos membros do Teatro DELL’Opera de Roma com estas palavras “agradeço os esforços por promover um repertório culturalmente rico que expressa os grandes valores legados à revelação bíblica, à vida de Cristo e dos Santos e aos mistérios da vida e a morte celebrados na liturgia cristã”.

Para o concerto da quarta-feira se interpretará a Missa do Réquiem do Giuseppe Verdi, e a direção da orquestra e coro estará a cargo do Gianluigi Gelmetti. Do mesmo modo, também se poderá seguir o evento pela cadeia televisiva Telepace e a Rairadio3.