O Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, apresentou a lista dos 253 participantes, que inclui treze casais de esposos, para a próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos que se celebrará de 5 a 19 de outubro com o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

“Os nomes correspondem aos rostos de pessoas procedentes de todo o mundo que participarão da Assembleia e cujo objetivo será: propor ao mundo de hoje a beleza e os valores da família, que emergem do anúncio de Jesus Cristo que dissipa o medo e sustenta a esperança”, afirmou o Cardeal.

Na lista aparecem 114 presidentes de Conferências Episcopais, 13 chefes de Igrejas Católicas Orientais “sui iuris”, 25 Chefes de Dicastérios da Cúria Romana, nove membros do Conselho Ordinário de Secretaria, o secretário geral, o subsecretário, três religiosos escolhidos pela União de Superiores Gerais, 26 membros de nomeação pontifícia.

Além disso, participarão oito delegados fraternos, 38 auditores, dos quais 13 são casais de esposos, 16 especialistas. O total das pessoas participantes da Assembleia Sinodal é de 253.

O Cardeal explicou que na dinâmica de renovação da Igreja que o Papa Francisco quer, a atualização da instituição sinodal se manifesta especialmente no processo preparatório e na dinâmica das assembleias. Este projeto, iniciado com a convocação da Assembleia Sinodal, está sendo realizado de maneira nova ou renovada, com ações concretas. O critério de renovação é o de pintar primeiro o quadro e depois colocar a moldura.

A normativa em vigor é a via pela qual corre o trem do desenvolvimento. Prosseguindo se darão os passos necessários para emendar normas ou eventualmente começar uma reestrutura verdadeira e própria do organismo sinodal.

O itinerário do próximo Sínodo terá duas etapas: a Assembleia Geral Extraordinária de 2014 e a Assembleia Geral Ordinária de 2015.

Será aplicada uma nova metodologia interna de trabalho, que fará mais dinâmico e participativo seu desenvolvimento com intervenções e testemunhos, e cujo caminho terá presente a continuidade para a segunda etapa, depois da qual se publicará o documento sinodal.

Participantes no Sínodo segundo o título de participação

Presidente: O Papa Francisco

Secretário Geral: Cardeal Lorenzo Baldisseri

Presidentes Delegados: O Arcebispo de Paris (França), Cardeal André Vingt-Trois; Arcebispo de Manila (Filipinas), Cardeal Luis Antonio G. Tagle; Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Relator Geral: Arcebispo de Esztergom-Budapeste, Presidente da Conferência Episcopal da Hungria e Presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), Cardeal Péter Erdö.

Secretário Especial: Arcebispo de Chieti-Vasto (Itália), Dom Bruno Forte.

Subsecretário do Sínodo: Dom Fabio Fabene

Comissão para a Mensagem

Presidente: Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura; vice-presidente: Dom Víctor Manuel Fernández, reitor da Pontifícia Universidade Católica Argentina (Argentina).