Ontem foi publicada a carta, escrita em latim e com data de 25 de julho de 2014, a qual o Papa Francisco nomeia o Arcebispo de Havana (Cuba), Cardeal Jaime Lucas Ortega y Alamino, seu enviado especial à celebração do 350º aniversário da fundação da paróquia de Notre Dame de Québec, (Canadá) a ''igreja-mãe da América do Norte'' que terá lugar no dia 15 de setembro.

Os membros da missão pontifícia que acompanharão o Cardeal são Mons.Denis Belánger, pároco de Notre Dame de Québec e reitor da basílica-catedral do mesmo nome e o reverendo Pierre Gingras, pároco das igrejas de São João Batista e Santo Domingo em Québec.

A Catedral de Québec, província evangelizada por missionários franceses, foi a primeira da América de língua inglesa. A Basílica Catedral de Notre Dame de Quebec foi a primeira fundação canônica do continente e antecessora de todas as paróquias e catedrais da América do Norte. 

Durante a evangelização do território pelos franceses, Quebec chegou a ser a maior Diocese do mundo.   Atualmente o Arcebispo de Québec é Dom Gérald Cyprien Lacroix, que sucedeu o Cardeal Marc Ouellet, chamado pelo Papa Bento a Roma para assumir a Sagrada Congregação para os bispos. Entre os bispos de Québec consta o nome do beato François de Montmorency-Laval, que fundou a Catedral de Notre Dame.