Jogadores, cantores e patrocinadores que participaram na partida inter-religiosa pela paz promovida pelo Papa Francisco louvaram a iniciativa do Pontífice afirmando que o evento promoveu importantes valores para a sociedade atual, especialmente para os jovens.

“O futebol é a motivação do exemplo, é um esporte maravilhoso no qual centenas de milhões de jovens acompanham”, afirmou Marco Tronchetti Provera, executivo da companhia Pirelli de Pneus que esteve na partida.

Em entrevista ao grupo ACI, Provera declarou que o jogo foi um sucesso absoluto e que os valores que a iniciativa propõe são fundamentais para a juventude de hoje. A companhia que representa foi uma das grandes auspiciadores da partida realizada no Estadio Olímpico de Roma nesta segunda-feira, 1 de Setembro às 20:45 horário local.

De acordo com o jogador de futebol Javier Zanetti, conhecido como “Pupi”, a partida foi um “desejo expresso do Papa Francisco”, realizado em colaboração com a Pontifícia Academia para as Ciências Sociais.

Jogadores conhecidíssimos como Ronaldinho Gaúcho e Maradona estiveram presentes em um jogo amistoso com jogadores de várias culturas, raças e religiões: Budistas, Católicos, Evangélicos, Judeus, Hinduístas, Muçulmanos e Xintoístas.

Em Audiência com o Sumo Pontífice horas antes do jogo, o legendário jogador argentino Diego Armando Maradona falou aos jornalistas que tinha alta consideração pelo Papa Francisco por ele ser “um Papa que realmente se interessa pela humanidade”.

“Ele –continuou Maradona- é um Papa que nos abraça, que vai até as crianças e expressa preocupação pelos problemas mundiais como a fome”.

Em sua vídeo-mensagem, exibida antes da partida no telão do Estádio, o Papa Francisco, que não pôde comparecer ao evento, ressaltou que aquela era uma partida “emblemática”.

“Este é um jogo que destaca a união entre times, a união entre aqueles que participam como espectadores e de todos aqueles que desejam a paz. Uma partida na qual ninguém joga por si só, mas para os demais. Ou ainda, por todos”, denotou o bispo de Roma que também é um amante do futebol e torcedor da equipe argentina do San Lorenzo.

Ressaltando como o jogo coletivo leva cada um a mostrar o melhor de si, o Papa afirmou que “jogando em equipe, a competição não é uma guerra, e sim uma semente de paz, e por isso o símbolo desta partida é a oliveira”.

Agradecendo aos jogadores e patrocinadores que tornaram possível o desejo do Papa, ele expressou uma especial gratidão aos organizadores que, antes da bola rolar, plantaram uma oliveira nos jardins vaticanos e pediu perdão por ter feito a vídeo-mensagem em Espanhol afirmando que esta era a linguagem do seu coração e que naquela ocasião queria “falar de coração” aos jogadores e a todo o mundo.

A Fundação P.U.P.I liderada pelo jogador Javier Zanetti, juntamente com a iniciativa “Scholas Occurentes”, uma rede mundial de escolas surgida como um desejo do Papa Francisco que promove a cultura do Encontro, foram os responsáveis pela organização.

A página oficial do evento pode ser visitada em: http://www.matchforpeace.org/