Setembro é o mês da Bíblia que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que ajudem a conhecê-la, amá-la e difundi-la. Esta celebração também está relacionada à São Jerônimo, que a traduziu ao latim e cuja festa é celebrada no dia 30 deste mês.

A tradução feita por São Jerônimo chama-se a “Vulgata” (de “vulgata editio”, “edição para o povo”) e foi o texto bíblico oficial da Igreja Católica até a “Neovulgata” em 1979.

Para aqueles que desejem aproximar-se mais à Palavra de Deus, recomenda-se a leitura diária dos textos bíblicos que se proclamam nas Missas diárias e também ler pouco a pouco os Evangelhos, começando pelo Evangelista São Marcos, que não é muito longo.

Outra possibilidade é rezar com os Salmos ou ler uma passagem diária do Livro da Sabedoria. Já para os mais avançados, recomenda-se a “leitura orante da Palavra”, que geralmente segue os passos da leitura, meditação, oração e compromisso.

Neste sentido, o Papa Francisco anima constantemente os fiéis à leitura da Palavra, que deve levar ao bom testemunho de vida. Tal como o expressou no Ângelus de 06 de abril de 2014:

“Hoje se pode ler o Evangelho também com muitos instrumentos tecnológicos. Pode-se trazer consigo toda a Bíblia num telefone celular, num tablet. O importante é ler a Palavra de Deus, com todos os meios, e acolhê-la com o coração aberto. E então a boa semente dá fruto!”