O Cardeal Camarlengo do Colégio Cardinalício, Eduardo Martínez Somalo, enviou uma carta de agradecimento ao Presidente da República da Itália, Carlo Azeglio Ciampi, para expressar o profundo agradecimento da Santa Sé pelo amor expresso pelas italianas ao Papa João Paulo II.

"Queremos expressar o mais sentido agradecimento a Você e a todos os italianos pelo grande afeto manifestado para a pessoa do defunto Papa, pelo profundo compartilhar da dor da Igreja universal e pela maciça participação no solene rito exequial", escreveu o Cardeal.

O Cardeal Camarlengo, que também agradeceu recentemente ao Prefeito de Roma, Walter Veltroni, agradeceu à Itália "pelo testemunho de abertura e de solidariedade oferecido ao mundo, acolhendo sem discriminações a imensa multidão de peregrinos vindos a Roma para prestar homenagem ao Sumo Pontífice".

"Tudo foi feito com dedicação, sensibilidade e espírito de sacrifício por parte dos responsáveis pelos diversos serviços que cooperaram com perfeita coordenação para o positivo resultado de tão extraordinário evento", conclui a missiva do Cardeal Martínez Somalo.