No dia 29 de agosto a Igreja Católica celebra o Martírio de São João Batista, que morreu decapitado por anunciar e denunciar a verdade.

Tal como o explicou Bento XVI em sua audiência de 29 de agosto de 2013, João Batista é o único santo na Igreja do qual se celebra tanto o nascimento (24 de junho), como a morte ocorrida através do martírio.

Mas esta memória “remonta à dedicação de uma cripta de Sebaste, em Samaria onde, já em meados do século IV, se venerava a sua cabeça. Depois, o culto alargou-se a Jerusalém, às Igrejas do Oriente e a Roma, com o título de Degolação de são João Baptista”, explicou.

Acrescentou que “no Martirológio romano faz-se referência a uma segunda descoberta da preciosa relíquia, transportada naquela ocasião para a igreja de São Silvestre em Campo Márcio, em Roma. Estas breves referências históricas ajudam-nos a compreender como é antiga e profunda a veneração de são João Batista”.

O relato da morte de São João Batista está no Evangelho de São Marcos, capítulo 6, do versículo 17 ao 29, no qual narra o banquete oferecido por Herodes pelo seu aniversário, onde dançou a filha de Herodíades que era a esposa de seu irmão com quem tinha uma relação adúltera.

Herodes gostou tanto da dança que prometeu à jovem que cumpriria qualquer pedido que ela fizesse. Por isso ela, por sugestão de sua mãe, pede a cabeça de João Batista, que lhe foi entregue num prato.

O Papa Bento ressaltou que “celebrar o martírio de são João Batista recorda-nos, também a nós cristãos deste nosso tempo, que não se pode ceder a compromissos com o amor a Cristo, à sua Palavra e à Verdade. A Verdade é Verdade, não existem compromissos”.

Do mesmo modo São João Paulo II, em sua homilia de 10 de dezembro do ano 2000, quando se dirigiu aos catequistas e professores de religião, recordou-lhes que em João Batista eles encontram as características fundamentais de seu serviço eclesial.

“Testemunha um estilo de vida desapegado e pobre; demonstra grande coragem ao proclamar a todos a vontade de Deus, até às extremas consequências”, enfatizou.

Saiba mais sobre esta celebração em: http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=415