O Bispo de Caacupé, Dom. Claudio Giménez, insistiu aos paraguaios a não deixar-se vencer pelo medo e comprometer-se na construção da civilização do amor", tal como pediu o Papa João Paulo II quando visitou o país em 1988.

Durante uma multitudinária Missa celebrada no Santuário da Virgem de Caacupé, o Prelado recordou a visita que o Pontífice realizou ao país, assim como a experiência vivida pelos que em 1988 se desempenharam como as Servidores do Papa.

Dom Giménez recordou o entusiasmo com que milhares de jovens se comprometeram naquela época na organização da visita do Santo Padre. Acrescentou que muitos deles realizaram atualmente "grande parte de sua vida", formando uma família e trabalhando em diferentes setores da sociedade.

Em sua homilia, o Bispo de Caacupé destacou partes da mensagem que o Papa deu aos jovens em Nhu Guazú, onde exortou a não ter medo ao compromisso e à responsabilidade de ser forjadores da "civilização do amor", onde os bens sejam compartilhados por todos e os paraguaios "possam viver conforme a sua condição de pessoa".

O Prelado assinalou que muitos daqueles servidores "hoje ocupam postos importantes", e lhes exortou a "pôr em prática estas palavras que lhes foram ditas naquele ano".

Ao referir-se ao Santo Padre, Dom. Giménez destacou que ninguém como João Paulo II, "penetrou tão profundamente no coração da gente".