Os Secretários Gerais das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) celebraram um encontro em Belgrado de 10 a 13 de junho no qual coincidiram na existência de sinais que revelam que esta “é a época de um novo descobrimento e da proposta do Evangelho” para o continente europeu.

“O debate sobre as raízes cristãs da Europa, a confusão e o medo de cara ao terrorismo, a percepção da marca do fundamentalismo, a nova busca de significado e a espiritualidade, a ampliação de experiências religiosas ambíguas, irracionais, sectárias, alternativas”, constituem para os Secretários Gerais, alguns indicativos desta nova oportunidade.

A reunião à qual assistiram os Secretários Gerais de 29 nações européias foi realizada ao mesmo tempo em que os habitantes dos 25 países da União Européia elegiam os novos membros do Parlamento Europeu.

Durante o encontro na capital da Sérvia e Montenegro, os Secretários Gerais refletiram sobre a proposta do Evangelho na Europa e as perguntas cruciais lançadas pelas novas perspectivas do continente. Discutiu-se também sobre a relação entre cristianismo e o laicismo e, além disso, fez-se uma avaliação do ecumenismo na região.

Ao analisar a relação entre regiões ocidental e oriental da Europa, os participantes indicaram a necessidade do intercâmbio “entre as tradições e a história para superar de uma vez por todas o esquema do  ‘Leste’ e do ‘Oeste’” do continente.

Na nova Europa –asseguraram os representantes das Conferências Episcopais-, “um intercâmbio verdadeiro de dons é possível: o Oeste pode oferecer ao Leste sua própria experiência de como viver como cristãos em uma sociedade secularizada e oLeste pode ajudar o Oeste a recuperar seus valores perdidos”.

Por outro lado, os Secretários indicaram que em uma sociedade laicista ou leiga a Igreja deve escutar as perguntas que existem e encontrar uma linguagem com a qual responder e, principalmente, ser testemunha e proclamar o Evangelho que é a  "boa notícia" para todos.

Após um vivo debate sobre o tema da relação entre o cristianismo, o laicismo e as religiões, os participantes negaram que seja correta uma visão secular que rejeite o papel da religião e afirmaram que a perspectiva mais autêntica é a que vê a secularização como “expressão da relação entre a Igreja e o Estado”.

Ecumenismo

A reunião de Belgrado foi também uma experiência ecumênica significativa. No sábado 12 de junho, o Patriarca Pavle, da Igreja ortodoxa sérvia, acolheu os Secretários Gerais a quem insistiu na importância de uma espiritualidade cristã profunda para progredr no caminho da reconciliação.

O vice-presidente da CE, o Arcebispo de Zagreb, Cardeal Josip Bozanic, manteve reuniões importantes com o Patriarca e outros líderes da Igreja ortodoxa, com as diversas comunidades da Igreja Católica e com o Arcebispo católico de Belgrado, Dom Stanislav Hocevar.

Como resultado do diálogo sobre a situação ecumênica da Europa, os representantes das Conferências indicaram a importância de “reavivar um processo que dê um novo impulso ao caminho ecumênico”.

Jornada Mundial da Juventude 2005

Finalmente, os Secretários Gerais indicaram que  “um encontro especial que a Igreja na Europa aguarda” é a Jornada Mundial da Juventude que será celebrada na Alemanha em 2005, encontro ao qual se espera que assistam mais de um milhão de jovens.