O Papa Francisco e os seis mil jovens que participam da sexta Jornada Asiática da Juventude rezaram este domingo junto à chamada "Porta do Céu" no Castelo de Haemi, durante a Missa de encerramento deste evento que é uma das razões pelas quais o Papa Francisco realiza sua viagem a Coréia que conclui nesta segunda-feira 18 de agosto.

Assim confirmou o Comitê Preparatório da visita do Papa Francisco a Coréia dada a conhecer esta manhã (hora local) em que se explica que o altar para a Missa se levantou junto à "Porta do Céu" do Castelo do Haemi, o lugar por onde deviam passar "os milhares de católicos que foram assassinados ao final da dinastia Chosun" no século XIX.

Durante esse século os católicos da Coréia foram perseguidos pelas autoridades e, entre os anos 1790 e 1880, uns três mil fiéis foram presos na região de Naepo. A grande maioria deles foram executados sem nenhum tipo de processo legal.

Devido à falta de documentação da época, desse grupo só se obteve informação clara de 70 católicos martirizados.

O porta-voz do Comitê Preparatório da Visita do Papa à Coréia, Pe. Hur Young-yup, explicou que, embora haja 6 mil quão jovens estarão na Missa que terá início às 4:30 p.m. (hora local), espera-se a participação em total de 30 mil pessoas na Eucaristia.

Além disso, no altar da Missa poderão apreciar 23 cruzes, uma por cada uma das nações participantes da Jornada Asiática, que foram decoradas pelos jovens "para mostrar que a juventude da Ásia está unida".

As petições serão lidas em japonês, inglês, hindi e coreano; e está previsto que o Papa pronuncie sua homilia em inglês.

Logo depois da Eucaristia o Santo Padre voltará em helicóptero a Seul.