O Papa Francisco enviou nesta quinta-feira um telegrama ao presidente da China, Xi Jinping, quando seu avião sobrevoava o espaço aéreo do país para expressar-lhe seus melhores desejos e enviar uma bênção para esta nação.

“Entrando no espaço aéreo chinês, expresso os meus melhores votos à sua excelência e a todos os seus cidadãos e invoco a bênção divina de paz e bem-estar sobre a nação”, expressou.

O Papa sempre envia telegramas aos líderes dos países quando sobrevoa seu espaço aéreo, embora nesta ocasião tenha se tratado de uma situação especial devido às relações entre a China e o Vaticano.

O fato de que o Papa tenha recebido a permissão para sobrevoar o espaço aéreo chinês foi considerado como um pequeno avanço. O Papa João Paulo II teve que evitar o espaço aéreo deste país durante suas viagens à Ásia.

O Vaticano não tem relações formais com a China desde quando o Partido Comunista assumiu o poder em 1949. No país há duas comunidades católicas. Uma é a Associação Patriótica –controlada pelo governo comunista- e a outra é a Igreja clandestina que se mantém fiel à Santa Sé.