Cerca de 50 pessoas de diferentes nacionalidades, mas todas residentes na Coréia, participaram de uma iniciativa interessante por ocasião da visita do Papa Francisco que começa nesta quinta-feira, 14 de agosto. Em seu idioma nativo e em coreano dedicaram mensagens especiais de boas-vindas ao Santo Padre que pela primeira vez visita esta nação asiática.

Os organizadores assinalam que cinquenta pessoas de 14 nacionalidades diferentes quiseram expressar o universo que as rodeia e a maneira como elas se projetam através de suas orações.

Além das mensagens já escritas, deixaram-se alguns espaços para que outros peregrinos possam escrever as suas.

Está, por exemplo, a mensagem de Rosa María, que em castelhano e coreano diz ao Papa que "somos milhares de trabalhadores imigrantes que trabalhamos neste país pelo bem-estar das nossas famílias nos nossos países de origem. Os nossos corações se enchem de alegria (pela visita) reforçando assim nossa fé católica".

Os organizadores indicam também que com estas mensagens, "as alegrias e os sofrimentos se materializam em uma obra concreta e única" sobre um grande pano de cores que foi colocado na parte de trás da Catedral de Myeong-dong em Seul, aos pés da imagem de Nossa Senhora onde os fiéis costumam rezar.

Outra mensagem foi escrita por uma Argentina que diz ao Santo Padre que nasceu no mesmo país que ele e que o ama muito e o espera com carinho.

Rosa María também comenta que esta visita do Pontífice "será um encontro maravilhoso e uma experiência muito confortante para os fiéis coreanos, para mim pessoalmente e também para os que nos encontramos nesta terra tão distante do nosso país".

"Antes de tudo -diz o texto explicativo da exposição- esta obra está dedicada a um precioso e histórico acontecimento: testemunhar a imensa honra de receber a visita do nosso Papa Francisco".