Os jornalistas credenciados no Vaticano puderam conhecer, mediante um vídeo, as instalações da Casa Santa Marta, inaugurada pelo Papa João Paulo II em 1995 e em que se alojarão os cardeais durante o próximo Conclave.

O Vaticano também mostrou o percurso de quase um quilômetro que duas vezes por dia os cardeais deverão percorrer para chegar à Capela Sixtina, onde se realizarão as votações. Um mini-ônibus levará os cardeais passando pela Igreja de Santo Stefano dos abissínios e a Via delle Fondamenta.

Do mesmo modo, deu-se a conhecer os detalhes sobre as novas urnas aonde se depositarão os votos dos cardeais. A Constituição Universi Dominici Gregis exige uma urna para recolher os votos daqueles cardeais doentes que não possam abandonar a Casa de Santa Marta, em substituição dos dois cálices onde se depositavam os votos até agora.

As novas urnas são de prata e bronze com incisões de símbolos bíblicos, em particular o pastor e um rebanho, e foram realizadas pelo escultor Cecco Bonanotte, autor das novas portas de ingresso dos Museus Vaticanos, inauguradas no Jubileu do ano 2000.

Também se mostrou a velha estufa aonde serão queimadas as papeletas de votação, o que originará a fumata: a fumaça que –se for branca– indicará aos fiéis a eleição de um novo Pontífice.