O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, informou que está sendo cogitado para setembro “a possibilidade de um encontro em Roma, entre os núncios da região (Oriente Médio) e o Santo Padre para analisar a situação, fazer uma troca de ideias e possíveis iniciativas”.

Em uma entrevista difundida pela Rádio Vaticano, o porta-voz da Santa Sé indicou que este encontro também seria “para manifestar a proximidade do Papa e da Igreja universal aos problemas em andamento. Provavelmente, esse tipo de encontro se realizará em setembro”.

O Pe. Lombardi explicou que todos os núncios da região foram convidados a “promover todo um movimento de oração e de solidariedade que vá ao encontro desta situação dramática de nossos irmãos e irmãs e das populações atingidas por esta tragédia”.

Do mesmo modo, o porta-voz vaticano indicou que outra iniciativa a favor da paz no Oriente Médio –além de manter o clima de oração e solidariedade-, é “intensificar e dedicar a difusão dos tuítes do Papa propriamente sobre esse tema, de modo a criar uma atmosfera que, de forma contínua, acompanhe esta situação com participação, recorde os problemas que estão em andamento e convide todos a rezar e a fazer tudo aquilo que é possível para manifestar a sua solidariedade”.

Mudança do primeiro-ministro no Iraque

Por outro lado, informou-se que o presidente do Iraque, Fuad Massum, nomeou como primeiro-ministro o vice-presidente do Parlamento, Haider al-Abadi, em substituição de Nuri al-Maliki, com o fim de aliviar as tensões e conseguir um governo de unidade que debilite o avanço do Estado Islâmico (ISIS).

Al Maliki –xiita-, está no poder há oito anos e é considerado como o responsável por ter deixado de lado às etnias sunitas e curdas, fazendo com que os clãs do primeiro grupo tenham se juntando ao movimento jihadista do Estado Islâmico.

Embora Al Maliki se negue a deixar o cargo de primeiro-ministro, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, apoiou a nova nomeação. O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry; e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden também apoiaram a mudança.

Por outro lado, informou-se que no domingo as forças curdas conseguiram retomar as cidades iraquianas de Majmur e Kiwair, logo depois de fortes combates com os extremistas do Estado Islâmico.