Um míssil do exército ucraniano atingiu e queimou a igreja ortodoxa da província oriental de Donetsk (Ucrânia), onde continuam os combates entre os milicianos pró-russos e as forças armadas de Kiev.

Conforme informou o site da administração diocesana da cidade de Górlovka, o fato ocorreu na quinta-feira passada, sem deixar vítimas.

Tratava-se de um templo de 23 metros de altura construído em 2008 com madeira de pinho e sem nenhum prego. Ao lado do edifício localiza-se um parque infantil.

No final de julho a igreja já tinha sobrevivido a um atentado quando mísseis ucranianos caíram em seu território, a vários metros de distância do edifício e do parque infantil. As explosões causaram danos à escada e à fachada do templo e quebraram os cristais das janelas.

Conforme se informou, outras Igrejas também foram destruídas desde o início dos combates entre os rebeldes e o governo ucraniano no leste do país. Inclusive, segundo o site pravmir.ru, cinco clérigos ortodoxos foram assassinados.

Diante destes fatos, a Igreja ortodoxa da Rússia pediu às autoridades ucranianas que deem segurança aos sacerdotes e aos santuários, e que não os sacrifiquem “em homenagem ao ódio".