"Rezemos muito pela paz no Oriente Médio. Rezem, por favor!", clamou nesta quarta-feira o Papa Francisco ao terminar a audiência geral na Sala Paulo VI, expressando novamente a sua preocupação pelos conflitos nesta zona do mundo.

O Santo Padre exortou a não deixar de pedir a Cristo pela paz em países como o Iraque e a Síria, assim como pelo fim do conflito entre Israel e Palestina, cujo último episódio poderia ter terminado com a trégua de 72 horas e a retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza.

No caso da Síria e Iraque, os combatentes curdos destes países e da Turquia lançaram uma ofensiva para recuperar os territórios tomados pelos jihadistas do Estado Islâmico, entre eles a cidade iraquiana de Mosul, de onde foram expulsos milhares de cristãos há uma semana.

A imprensa turca informou na terça-feira que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão fez um apelo para que os curdos se unam para deter o avanço dos extremistas muçulmanos no norte do Iraque, onde impuseram a sharia ou lei islâmica.