O Patriarca católico caldeu, Dom Louis Rafael Sako, junto com a Associação Pontifícia “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS) convidam todas as pessoas do mundo para o Dia de Oração pela Paz no Iraque, previsto para a próxima quarta-feira, dia 6 de agosto, festa da Transfiguração do Senhor.

Em um artigo publicado no site da AIS, indica-se que esta iniciativa responde aos constantes apelos pela paz na região feitos pelo Papa Francisco, que telefonou pessoalmente ao Patriarca Sako na semana passada, para manifestar-lhe seu apoio.

Neste sentido, por ocasião do Dia, Dom Sako escreveu uma mensagem à Associação Pontifícia, para convidar “todas as pessoas de boa vontade” a “unir as nossas vozes e nossos corações diante do Senhor, a fim de pedir a paz”.

Por sua parte, Johannes von Heereman, Presidente Internacional da AIS, manifestou que a convocação deste dia foi uma resposta ao apelo do Santo Padre que no domingo, 27 de julho, na oração do Ângelus, gritou: “por favor, parem! Peço-vos com todo o meu coração, é hora de parar. Parem, por favor!”.

Afirmou que este apelo insistente os motivou “a convidar não só cristãos, mas também os fiéis de outras religiões, em particular as diversas comunidades muçulmanas, que também estão sofrendo muito com a guerra, para participar de uma oração pela paz, que abrange o mundo todo”.

“Diante de tal sofrimento, como somos forçados a assistir hoje no Iraque, é hora de se unir com os nossos irmãos e irmãs que sofrem e mostrar ao mundo que nós não os abandonamos”, assinalou.

Em relação à data que coincide com a Festa da Transfiguração, Dom Sako escreveu na sua mensagem que “é uma festa da transformação dos corações e mentes no encontro com a luz e o amor de Deus para com a humanidade”.

“Que a Luz do Tabor, através da nossa proximidade, encha de conforto e esperança os corações de todos aqueles que sofrem. Que a mensagem do Tabor, por meio de nossas orações, movam os que regem este país a sacrificar seus interesses para o bem geral”, demarcou.

Oração pela paz no Iraque escrita pelo Patriarca Sako:

Senhor,
a situação do nosso país
é crítica e o sofrimento dos cristãos
é pesado e nos assusta,
é por isso que Te pedimos, Senhor
para salvar as nossas vidas,
concede-nos paciência e coragem
para que possamos continuar a testemunhar
nossos valores cristãos com confiança e esperança.
Senhor, a paz é o fundamento de toda a vida;
Dá-nos paz e estabilidade
para que possamos viver uns com os outros sem medo,
sem ansiedade, com dignidade e alegria.
Glória a Ti para sempre.