No próximo dia 15 de outubro começarão as atividades de celebração do V centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus com uma missa em Ávila na qual se estima a participação de pelo menos 6 mil pessoas.

As pessoas com deficiências e os locais receberão convites das paróquias de todas as províncias a partir de 1º de setembro e terão prioridade no evento. Durante a manhã desse dia, será a única eucaristia que poderá ser celebrada e logo após a missa haverá a procissão com a imagem da santa que percorrerá as ruas de sua cidade natal. Devido à grande quantidade de pessoas esperadas, será colocado um telão em outro ponto da cidade para que todas as pessoas que queiram possam acompanhar a celebração da missa.

A missa começará às 11 horas e contará com a presença de um representante da Conferência Episcopal Espanhola que ainda está por ser definido. Caso seja um bispo, seria o encarregado de presidir a missa. Em caso contrário, o bispo de Ávila, Dom Jesus García Burillo, presidirá a cerimônia.

O altar da missa de inauguração das atividades do Centenário estará em frente à Porta do Alcázar que dá acesso à Muralha na cidade de Ávila já que é a imagem mais representativa da cidade. Junto ao altar serão colocadas tanto a imagem da santa como a de Nossa Senhora da Caridade.

Com esta eucaristia começará também o Ano Jubilar que foi concedido a todas as dioceses espanholas. Depois acontecerá a tradicional procissão que conforme está previsto, partirá da Praça de Santa Teresa e cujo percurso final está ainda por ser definido. Se as condições meteorológicas forem adversas, a eucaristia seria celebrada na Catedral de El Salvador.