O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, fez explícito o dever de agradecer por parte da Santa Sé à cidade de Roma e ao Governo Italiano pela eficiência e o compromisso no acolher aos milhões de peregrinos que chegaram a essa cidade para dar o último adeus a João Paulo II assim como participar das exéquias.

 

“Foi um evento excepcional, administrado em modo verdadeiramente excepcional”, afirmou o porta-voz da Santa Sé. Deste modo mencionou o desejo de “destacar a disponibilidade e generosidade de todas as pessoas envolvidas na organização de um evento sem precedentes e imprevisível em suas dimensões”.

 

Em modo particular a Santa Sé agradeceu aos milhares de voluntários de toda a Itália que trabalharam com incansável dedicação e desde um início se aproximaram da Defesa Civil Italiana assim como às Forças da Ordem assegurando assim o ordenada e tranqüila passagem dos milhões de peregrinos.

 

Finalmente o Dr. Joaquín Navarro-Valls agradeceu aos cidadãos romanos “por sua colaboração e paciência… Roma deu novamente uma prova de seu bimilenária civilização e de sua proximidade ao Pontífice defunto”.