O Subsecretário do Conselho Pontifício da Cultura da Santa Sé, Dom Melchor Sánchez de Toca Alameda, destacou a força da campanha #PAUSEforPeace lançada pelo Vaticano na sexta-feira passada para convidar a um tempo de oração pela paz, durante a final da Copa do Mundo Brasil 2014.

“Para mim foi uma verdadeira surpresa comprovar como um tweet enviado da Via da Conciliação em pouco tempo conseguiu envolver comunidades, paróquias, religiosos e privados que se uniram a esta iniciativa. Nunca imaginei que fosse chegar tão longe”, explicou Dom Melchor em declarações ao Grupo ACI em 15 de julho.

A campanha #PAUSEforPeace se tornou viral em poucas horas através das redes sociais, onde o hashtag #PAUSEforPeace foi tweeteado por mais de 25 mil usuários. Segundo a ferramenta de analítica e monitoramento digital Social Bro, desde sexta-feira pela tarde até na segunda-feira pela manhã, hora de Roma, a mensagem #PAUSEforPeace alcançou a 48 milhões de pessoas em todo mundo. Além disso, mais de 500 meios de comunicação falaram sobre esta iniciativa.

“Embora a eficácia das nossas obras não possam medir-se com parâmetros puramente quantitativos, não há dúvida de que foi um êxito midiático. Se tivéssemos lançado alguns dias antes, provavelmente teríamos conseguido uma massa crítica suficiente para convencer a FIFA a dedicar um minuto de silêncio pela paz”, acrescentou Dom Melchor.

Por outro lado, o funcionário vaticano destacou que a força da oração não tem limites. “Se esta foi a força de uma pequena campanha midiática, o que não conseguirá fazer uma rede de oração, na qual os membros do Corpo de Cristo se unam para pedir algo em nome de Jesus, tal como ele nos disse? Se a Escritura diz que ‘a oração fervorosa do justo tem grande poder’, a oração de muitos justos juntos ainda será mais poderosa”, afirmou.

Dom Melchor apoiou a campanha através de sua conta do Twitter @MelchorST. O Presidente do Conselho Pontifício da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, também se referiu à campanha desde sua conta @CardRavasi_es.

“Não julgue cada dia pela colheita que colhe, mas pelas sementes que plantou (R. L. Stevenson) #PausapelaPaz”, escreveu o Cardeal Ravasi em 14 de julho, um dia depois da disputa da final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro.

Por sua parte, o desenhista gráfico responsável por criar o logotipo para #PAUSEforPeace, Beto Anda, explicou ao Grupo ACI, que “ver tantas pessoas e meios de comunicação que usaram esta imagem para uma causa tão especial como é a paz no mundo, significou muito para mim, foi algo inesquecível”.