O Prefeito da Casa Pontifícia e secretário pessoal de Bento XVI, o Arcebispo Georg Ganswein, assinalou que o Sumo Pontífice Emérito fez votos para que “os argentinos se recomponham rápido” depois da derrota da seleção argentina por 1 a 0 contra a Alemanha na final da Copa do Mundo 2014.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Prelado disse que o bom ambiente que se viveu nas redes sociais durante o mundial do Brasil deixou claro “que o futebol tem a força de unir”.

“Viram-se muitas coisas expressas de forma engraçada, às vezes de forma irônica, mas ao final das contas sempre de modo simpático, sincero. Acredito que esta ocasião permitiu entender que há um belo entendimento entre os dois papas”.

O Arcebispo contou que convidou Bento XVI para assistir a final da Copa, “mas ele agradeceu e preferiu dormir. Nesta manhã (ontem) informei-lhe: mas ele já tinha visto na minha cara que tinha uma clara mensagem. Depois lhe informei sobre o resultado do jogo”.

“Torci pelo time do coração –que é a Alemanha– e vi (a partida) em casa, com as (irmãs consagradas) Memores Domini, que também torceram para a Alemanha e ao final estivemos muito contentes, embora sinta pena pelos argentinos. Jogaram bem, mas acho que no final das contas a Alemanha mereceu ganhar”.

Ao ser perguntado sobre se o resultado alegrou Bento XVI, o Arcebispo respondeu que “sim e não, porque na equipe há também alguns bávaros, e isto anima um pouco mais o coração. Mas disse que ‘esperamos que os argentinos se recomponham rápido’. E, além disso, um a zero é um resultado que não humilha”.