Ao final da Sexta Congregação Geral do Colégio Cardenalicio, Joaquín Navarro-Valls, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé indicou que os cardeais consideram que o eventual início do processo de canonização do defunto João Paulo II é um tema de competência exclusiva do novo Pontífice.

O Cardeal Alfonso López Trujillo, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, agradeceu ao Cardeal Decano, Joseph Ratzinger, ao Cardeal Camarlengo, Martínez Somalo, à cúria romana, aos serviços vaticanos, à Secretaria de Estado e ao escritório das celebrações litúrgicas pela preparação, organização e desenvolvimento da Santa Missa pelo funeral do João Paulo II.

Em modo particular o Colégio Cardenalício agradeceu aos peregrinos, e entre eles especialmente aos chegados da Polônia e de toda a Itália. O agradecimento se estendeu aos romanos pela acolhida assim como às autoridades italianas pela organização da segurança para o evento.

Desse modo se comunicou que os Cardeais pedem aos meios de comunicação abster-se de pedir declarações, pois em consenso comum decidiram preparar-se para o conclave que terá início na segunda-feira 18 de abril às 16.30 com um período mais intenso de silêncio e oração. Em seguida se manifestou o agradecimento de parte do Colégio Cardenalício com os meios de comunicação pela cobertura e o interesse manifestado nesses dias.

Anunciou-se que por motivos de força maior dois dos 117 cardeais eleitores não poderão participar do Conclave ficando assim fixado o número em 115. Os cardeais que não participarão são o arcebispo emérito de Manila, o Cardeal Jaime Sin, e o Arcebispo Emérito do Monterrey, Cardeal Alfonso Antonio Suárez.

A participação nas missas do novendiário é livre e não haverá distribuição de passes. A reza pública do Regina Coeli fica suspensa para esse domingo. Tampouco se realizará uma Congregação Geral amanhã.