O sacerdote colombiano Alejandro Díaz, oficial do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização do Vaticano, afirmou que Irmã Cristina Scuccia, a jovem religiosa ursulina que cativou milhões de pessoas na edição 2014 do programa The Voice Itália, é um exemplo de como a Igreja deve ir para as periferias existenciais que pede o Papa Francisco.

“O que a Irmã Cristina fez pode ser considerado como uma saída para as periferias, porque vai a um cenário diferente para dar testemunho de sua escolha de vida, e neste sentido acho que acertou”, explicou o Pe. Díaz em uma entrevista concedida recentemente ao Grupo ACI.

O Pe. Díaz considerou que, assim como a Irmã Cristina, “temos que sair de nós mesmos para falar com os outros de Deus, não em abstrato, mas falar do que Deus obrou nas nossas vidas”.

No começo do mês de junho, Irmã Cristina, de 25 anos de idade, ganhou o concurso do The Voice Itália, uma participação que chamou a atenção de muitas pessoas, fazendo com que a irmã se torne popular e apareça nas manchetes de jornais do mundo inteiro, pela sua forma particular de aproximar a Palavra de Deus às pessoas.

“O meu sonho é recitar um Pai-Nosso com vocês. Quem sabe, todos de mãos dadas. Eu quero que Jesus entre aqui dentro”. Uma frase com a qual a Irmã Cristina conseguiu que milhões de pessoas escutassem a oração que Cristo ensinou a seus discípulos.

Irmã Cristina “canta, mas também fala de Deus, convida à oração, dizia que queria transmitir um dom, e para mim não somente era o dom de sua capacidade para cantar, mas o dom de sua vocação, porque é uma religiosa jovem que sem temor vai a este cenário para dizer eu sou religiosa, acredito em Deus”, assinalou o Pe. Díaz.

O sacerdote colombiano pediu para não confundir a religiosa com um ídolo, mas como um meio para chegar a Deus, porque “o grande evangelizador será sempre o Espírito Santo, que não tem apenas um método ou um cenário para aproximar as pessoas a Cristo. Há muitas formas de evangelizar, e Irmã Cristina nos mostrou uma delas”, ressaltou.

De acordo com o Sínodo para a Nova Evangelização de 2012, onde se reconhece que a beleza é uma via para a evangelização, o funcionário do Vaticano indicou que o exemplo de Irmã Cristã demonstra que é possível dar testemunho nos meios de comunicação e através da arte.

“Com a música se pode falar de Deus, também explicitamente em sua mensagem se pode falar algo do Evangelho, e certamente é um dos tantos caminhos através dos quais podemos aproximar a pessoa de Jesus às pessoas”, concluiu.

Em suas primeiras declarações à imprensa, Irmã Cristina Scuccia afirmou que agora “volto para minhas prioridades que são Jesus e a oração”. Desde então, Irmã Cristina só teve duas aparições públicas, uma em 14 de junho no programa “Good News Festival” do canal de televisão TV2000, e depois, em 27 de junho no programa “Donne ad alta quota”, de Rai2.