Recordando o histórico encontro do Santo Padre com cerca de 2 milhões de jovens, a arquidiocese anfitriã do Rio de Janeiro lançou um conjunto de inciativas de comemorações de um ano da JMJ no Rio que serão realizadas de 15 a 27 de julho deste ano. A programação transcorre dentro do projeto Memória e Missão da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que visa celebrar o primeiro aniversário da JMJ Rio2013.

No quadro de atividades comemorativas haverá catequeses, missões, uma exposição cultural e peregrinação das réplicas dos símbolos da JMJ, a cruz e o ícone de Nossa Senhora. A grande celebração será realizada no dia 26, sábado, na Quinta da Boa Vista, a partir das 13h. A missa presidida por Dom Orani será às 18h. Já o lançamento do livro de fotos da JMJ acontece no dia 27, domingo, às 17h30, no auditório do Ed. João Paulo II, 2º andar.

Será realizada nos vicariatos a peregrinação das réplicas dos símbolos da JMJ – a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora que passaram por todas as dioceses do país e algumas do Cone Sul – a partir do dia 19 de julho. O objetivo é trazer de volta o ardor e a alegria vividos na cidade do Rio.

Para marcar um ano da vinda do Papa Francisco ao Brasil será realizado um evento na Quinta da Boa Vista, no dia 26 de julho das 13h às 19h. O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá missa no local às 18h.

Divulgação

Desde o último dia 18 de junho, as redes sociais foram movimentas com a hashtag #1anoJMJRio. Os posts no facebook.com/jornadamundialdajuventude têm motivado o envio de fotos que peregrinos e voluntários tomaram durante a JMJ.

Toda a cobertura é feita pela Rádio Catedral, com divulgação da programação, incentivo a interagir pelas redes sociais e a usar a #1anoJMJRio. O programa JMIX todas as quartas-feiras às 17h traz entrevistas, músicas, tudo para relembrar o grande evento, que foi também a primeira visita do Papa Francisco ao exterior. A WebTV Redentor também faz a cobertura do maior número possível de eventos dentro do período. 

Outra ação a ser lançada é a Semana Cultural Memória & Missão. Trata-se de uma exposição itinerante, que se inicia no Largo da Carioca, no dia 15 de julho, e percorre vários locais. A inauguração no dia 15, terça-feira, às 11h30, no Largo da Carioca, terá a presença do arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta, bispos auxiliares, vigários episcopais e padres. Em torno da exposição, as paróquias irão organizar eventos, disponibilizar voluntários para conversar com o público. As paróquias vão fotografar as exposições e postar nas redes sociais usando a hashtag #1anoJMJRio. 

A JMJ Rio 2013

A JMJ Rio2013 aconteceu de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro. Os atos centrais foram na Praia de Copacabana, sendo a missa de abertura com Dom Orani no dia 23, a acolhida ao Papa Francisco no dia 25, a Via Sacra no dia 26, a Vigília no dia 27, a missa de encerramento no dia 28. Naquela semana, mais de três milhões de peregrinos testemunharam a fé em Jesus Cristo para o mundo todo. A Jornada também realizou catequeses com bispos do mundo inteiro, Festival da Juventude com atrações nacionais e internacionais, Feira Vocacional. Voluntários mostraram a força do evento. Famílias e instituições revelaram a acolhida do povo carioca aos peregrinos. O Papa também visitou o Hospital São Francisco, a comunidade Varginha, abençoou os símbolos Olímpicos no Palácio da Cidade, esteve com a presidente Dilma Rousseff no Palácio Guanabara, encontrou com a sociedade civil no Theatro Municipal, falou para os jovens argentinos na Catedral, rezou o Angelus no Palácio São Joaquim, onde almoçou com 12 jovens, falou para o clero na Catedral e no Sumaré, além de visitar o Santuário de Aparecida.

A próxima JMJ será realizada em Cracóvia, na Polônia, em 2016.

A página oficial da JMJ 2013 no Brasil está disponível em: http://www.rio2013.com/pt//