O Logo oficial da JMJ 2016 que acontecerá na cidade de foi lançado nesta quinta-feira, 3, pelo Arcebispo da capital polonesa, Cardeal Stanislaw Dziwisz, ex-secretário de São João Paulo II. O logotipo é composto por três cores: azul, vermelho e amarelo, que referem-se às cores oficiais de Cracóvia e seu brasão e combina três elementos: o lugar, os personagens e o tema do evento: “Benditos são os misericordiosos, pois eles receberão misericórdia”  (Mt 5,7).

No logo está inserida uma cruz para representar Jesus Cristo como o centro do encontro. A centelha da Divina Misericórdia sai da cruz, e a forma e cor referem-se à gravura “Jesus eu confio em vós”, pintado a pedido de Jesus Cristo nas aparições à Santa Faustina, a religiosa polonesa que difundiu a devoção do Senhor da Divina Misericórdia.

Cracóvia é marcada no logo com o contorno e um círculo, que também representa a juventude. Esse simbolismo tem sido usado nos logotipos das Jornadas anteriores, a última ocorrida há exatamente um ano no Rio de Janeiro.

Dom Stanislaw também apresentou a oração oficial da JMJ pendindo a intercessão de Nossa Senhora e São João Paulo II, patrono da JMJ pela realização do evento criado pelo Pontífice polonês.

A Jornada Mundial da Juventude na Cracóvia será celebrada de 25 de julho a 1º de agosto de 2016.