Apesar dos efeitos da crise econômica mundial, a quantia reunida em 2013 na coleta feita para as obras de caridade do Papa no mundo inteiro superou os 78 milhões de dólares. A mesma coleta arrecadou 65,9 milhões em 2012. Assim indicou, em uma entrevista com o jornal italiano Avvenire, Dom Angelo Becciu, Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano.

Durante os últimos anos vinha se registrando uma diminuição de contribuições. Em 2009, o total alcançou a cifra de 82,5 milhões de dólares, e um ano mais tarde caiu para 67 milhões de dólares. Em 2011 houve um pequeno aumento (chegando a 69,7 milhões de dólares), mas em 2012 se registrou uma queda, certamente devido à crise econômica e a outros fatores, como o descrédito da Igreja em certos países (motivado pelos escândalos financeiros e a pederastia clerical).

Entretanto, durante 2013, explicou Dom Becciu, “registramos a volta de um aumento significativa. Os dados ainda não são os definitivos”, mas indicam que chegamos à cifra de 78 milhões de dólares.

A crise econômica, acrescentou o Arcebispo, não diminuiu, mas “considero que nos encontramos diante do ‘efeito’ Francisco”.

O Prelado disse que “o Pontífice despertou, por assim dizê-lo, os fiéis católicos; suscitou um particular entusiasmo que os levou, evidentemente, a serem mais generosos e contribuir com as necessidades da Igreja universal”.