Nos últimos dias circula por Internet a iniciativa de um grupo de jovens de distintos países, que propõe oferecer ao Papa João Paulo II presentes espirituais assim como ele “nos deu de presente sua vida”.

O texto que circula na rede dá a conhecer quatro iniciativas “que certamente alegrarão a Jesus Cristo e ao nosso amado João Paulo II”.

Como o Santo Padre faleceu no Ano da Eucaristia “que ele mesmo proclamou e na Festa da Misericórdia”, os jovens propõem como primeiro presente a confissão e a comunhão fervorosa “na sexta-feira 8 ou nos seguintes nove dias” antes do início do Conclave, abrindo “as portas a Cristo”, como foi continuamente o chamado de João Paulo II.

O texto lembra o “Decreto da Penitenciária Apostólica sobre as indulgências concedidas no ano da Eucaristia” aprovado pelo João Paulo II, e propõe como segundo presente algum ato de adoração Eucarística, que além disso proporcionará à pessoa uma indulgência plenária.

Outro dos presentes propostos é a reza do Santo Rosário, dedicado especialmente pela Igreja. A iniciativa recorda que o Papa partiu para a Casa do Pai um dia “dedicado à Santíssima Virgem María”, além de ser essa a oração preferida pelo Pontífice.

Finalmente e levando em conta que “João Paulo II pregou constantemente a caridade”, a iniciativa convida a dar de presente “ao Papa um ato de caridade cristã para com nosso próximo, sinal distintivo dos cristãos”.